NOTÍCIAS
03/12/2018 06:29 -02 | Atualizado 03/12/2018 06:29 -02

Brasileirão 2018: Quem subiu, quem caiu, quem se classificou para a Libertadores?

Campeonato chegou ao fim neste domingo (2) após 38 rodadas e muita bola na rede.

Bruno Henrique, capitão palmeirense, beija a taça de campeão brasileiro de 2018.
Paulo Whitaker / Reuters
Bruno Henrique, capitão palmeirense, beija a taça de campeão brasileiro de 2018.

O futebol brasileiro está oficialmente de férias. Sem um representante no próximo Mundial de Clubes da Fifa, o torcedor ficará órfão do principal esporte do País pelos próximos 30 dias e, se quiser acompanhar seus ídolos, terá que ficar ligado nas redes sociais e nas dezenas de jogos beneficentes que ocorrem nessa época natalina.

A última rodada do Campeonato Brasileiro foi disputada neste domingo (2) e, apesar de o campeão já ter sido definido antecipadamente – o Palmeiras -, muita coisa importante foi definida nos 10 jogos finais da 38ª jornada da competição.

Quem subiu? Quem caiu? Quem vai para a Libertadores de 2019? Veja as respostas para essas e outras perguntas no resumo preparado pelo HuffPost Brasil.

Quem subiu?

Alexandre Schneider via Getty Images
Rogério Ceni foi um dos principais responsáveis pela campanha histórica do Fortaleza.

Se a Série A do Campeonato Brasileiro terminou com uma rodada de antecipação e o Palmeiras celebrando o título, a B teve seu campeão definido com ainda mais facilidade. O Fortaleza, comandado por Rogério Ceni, garantiu a taça logo na 36ª rodada e disputará a Primeira Divisão com o ex-goleiro são-paulino no comando.

Além do time cearense, garantiram presença na elite nacional para 2019 o CSA, de Alagoas, que retorna à Série A após 31 anos de ausência, o Avaí, de Santa Catarina, que foi rebaixado no fim de 2017, e o Goiás, que viralizou ao ter, em sua chegada ao aeroporto, um policial contendo a torcida e celebrando o acesso simultaneamente.

Quem caiu?

Alexandre Loureiro via Getty Images
Paraná Clube foi o lanterna disparado do Brasileirão e o primeiro a ser rebaixado matematicamente.

O espaço para abrigar os 4 caçulas na Série A em 2019 foi aberto pelos 4 piores times da elite nacional em 2018. Foram rebaixados para a Série B o Paraná Clube, o Vitória, o Sport Recife e o América-MG.

O quarteto disputará a Segunda Divisão nacional na próxima temporada e tentará se espelhar no exemplo de Fortaleza, Avaí, CSA e Goiás para, em 2020, novamente estar entre os principais times do País.

Quem vai para a Libertadores 2019?

Paulo Whitaker / Reuters
O Grêmio, de Jael (9), bateu o Corinthians e se garantiu entre os 4 primeiros.

A rodada final do Campeonato Brasileiro começou com 3 equipes matematicamente garantidas entre as 4 que têm direito à vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América: Palmeiras (campeão), Flamengo (vice-campeão) e Internacional (terceiro colocado).

A quarta e última vaga ficou com o Grêmio, que venceu o Corinthians por 1 a 0 e assegurou a 4ª posição no campeonato.

Além do quarteto, disputarão a competição continental, mas em sua fase preliminar, o São Paulo (5º), que perdeu para a Chapecoense neste domingo (2), e o Atlético Mineiro, que se despediu vencendo o Botafogo.

Os 2 terão que superar adversários sul-americanos em duelos mata-mata, a partir de fevereiro, para também chegarem ao round de grupos.

O artilheiro e o craque

Paulo Whitaker / Reuters
Gabigol não foi tão bem com Jair Ventura (foto), mas brilhou após chegada de Cuca.

Para finalizar os fatos marcantes do Brasileirão 2018 vamos apresentar o artilheiro máximo da competição e aquele que, sem dúvida, será coroado o craque do torneio na festa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), tradicional após o encerramento oficial da temporada de futebol no País.

O artilheiro chegou ao Brasil desacreditado após um verdadeiro fiasco na Europa, tanto na Inter de Milão quanto no Benfica, de Portugal, mas se reencontrou: Gabriel Barbosa, popularmente conhecido como Gabigol e que, com a camisa 10 do Santos, fez jus ao apelido.

Gabigol marcou 18 gols no Campeonato Brasileiro e foi o artilheiro máximo da competição, deixando para trás nomes de peso, como Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, que marcou 13 vezes, e Diego Souza, do São Paulo, que marcou 12 e foi o terceiro na tabela junto com Pablo, do Atlético-PR.

Craque verde

Ricardo Moraes / Reuters
Entre os inúmeros destaques do Palmeiras, Dudu foi, sem dúvida, 'o cara' da conquista do deca.

O craque, como não poderia deixar de ser, é do incontestável campeão. Dudu, camisa 7 e capitão do Palmeiras, deixou as constantes reclamações com a arbitragem de lado e, com a bola nos pés, comandou o Verdão rumo ao decacampeonato nacional.

Dudu ainda não foi oficializado como principal jogador do campeonato, mas certamente receberá a honra na festa de gala da CBF nesta segunda-feira (3), além de ser o mais cotado para ser o premiado com a Bola de Ouro da ESPN, tradicional evento que também acontecerá nesta segunda, mas em São Paulo.

Clique aqui e veja como ficou a classificação final do Brasileirão 2018.

Confira todos os resultados da 38ª rodada do Brasileirão

Sábado (1/12)

Atlético-MG 1 x 0 Botafogo (Independência)

Flamengo 1 x 2 Atlético-PR (Maracanã)

Domingo (2/12)

Paraná 1 x 1 Internacional (Durival de Brito)

Chapecoense 1 x 0 São Paulo (Arena Condá)

Bahia 0 x 0 Cruzeiro (Pituaçu)

Fluminense 1 x 0 América-MG (Maracanã)

Ceará 0 x 0 Vasco da Gama (Castelão)

Sport Recife 2 x 1 Santos (Ilha do Retiro)

Palmeiras 3 x 2 Vitória-BA (Allianz Parque)

Grêmio 1 x 0 Corinthians (Arena Grêmio)