NOTÍCIAS
01/12/2018 09:36 -02 | Atualizado 01/12/2018 11:50 -02

George Bush, ex-presidente americano, morre aos 94 anos

Em uma nota emocionada, George W. Bush disse que o pai foi o melhor que um filho ou uma filha poderia pedir.

Ex-presidente americano foi responsável por conduzir a política externa no fim da Guerra Fria.
Bloomberg via Getty Images
Ex-presidente americano foi responsável por conduzir a política externa no fim da Guerra Fria.

O ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush morreu na sexta-feira (30) aos 94 anos. Bush foi o presidente que conduziu a política internacional americana enquanto a União Soviética entrava em colapso, no fim da Guerra Fria. Também foi ele o responsável por retirar tropas militares iraquianas do Kuwait e assim acabar com a ocupação.

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu lamentamos informar que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", afirmou o ex-presidente George W. Bush, seu filho. "George H.W. Bush foi um homem do mais alto caráter e o melhor pai que um filho ou uma filha poderia pedir."

Bush pai presidiu os EUA entre 1989 e 1993 e foi duas vezes vice presidente na chapa de Ronald Reagan. Também foi diretor da CIA (agência americana de inteligência), chefe do escritório de contato com a China e presidente do Comitê Nacional Republicano.

Ele iniciou a carreira no serviço público como piloto de guerra. Até essa data, havia sido o mais jovem a entrar para a Marinha como piloto e combater na 2ª Guerra Mundial.