MULHERES
30/11/2018 14:06 -02 | Atualizado 30/11/2018 15:09 -02

HuffPost Brasil participa de debate no lançamento do livro de Michelle Obama

Livraria da Vila, HuffPost Brasil e Companhia das Letras convidam para o lançamento de "Minha história" em São Paulo.

O evento acontece no dia 03 de dezembro, a partir das 19h30.
Divulgação
O evento acontece no dia 03 de dezembro, a partir das 19h30.

Em parceria com o selo Objetiva, do Grupo Companhia das Letras, o HuffPost Brasil mediará um debate na segunda-feira (3), em São Paulo, no lançamento do livro Minha História, de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos. O evento será realizado na Livraria da Vila, em Pinheiros, a partir das 19h30.

A partir das nuances do livro autobiográfico, o evento vai discutir a representatividade das mulheres na política brasileira e mundial. Para isso, contará com a presença de Erica Malunguinho, fundadora do Aparelha Luzia e primeira deputada estadual trans de São Paulo e também com a embaixadora e especialista em relações internacionais, Irene Gala. A conversa será mediada pela jornalista e editora de mulheres do HuffPost Brasil, Andréa Martinelli.

Minha História foi traduzido para mais de 28 idiomas e mostra uma Michelle sem medo de revisitar o passado e tocar em feridas. Ela escreve abertamente não só sobre sua infância humilde no sul de Chicago e de sua relação com Barak Obama, mas também sobre enfrentar o racismo na vida pública e de sua incredulidade ao ser a primeira primeira-dama negra dos Estados Unidos, de 2009 até 2017. Ela também classifica a campanha de Donald Trump como "preconceituosa e perigosa".

CORTESIA DO ARQUIVO DA FAMÍLIA OBAMA-ROBINSON
Michelle chegou a ouvir que "não fazia bem o tipo" de Princeton.

A publicação faz parte de um acordo editorial conjunto com Barack Obama. As memórias do ex-presidente também serão publicadas em breve. Parte dos ganhos serão doados para instituições, incluindo a Fundação Obama. Para divulgar seu livro, Michelle Obama fará uma turnê nos Estados Unidos em novembro e dezembro.

Leia um trecho do livro com exclusividade

Em um trecho publicado com exclusividade pelo HuffPost Brasil, Michelle conta que, mesmo com um currículo exemplar e compatível com o nível de Princeton, chegou a ouvir de uma orientadora que "não fazia bem o tipo" da universidade.

"Naquele dia, ao sair da sala da orientadora, eu estava furiosa, o ego ferido mais do que tudo. Naquele momento, meu único pensamento era: vou mostrar a você", escreve. A jovem desejava seguir os passos de seu irmão mais velho Craig, que se formou lá em 1983.

Meses depois, uma carta chegou à caixa de correio da casa em que morava com seus pais, em Chicago, oferecendo uma vaga. Michelle não só entrou para cursar Sociologia, mas fez especialização em estudos afro-americanos e, mais tarde, deu continuidade à sua carreira acadêmica estudando Direito em Harvard.

"Ninguém da minha família mais próxima tinha muita experiência direta com faculdades", conta em livro. "Nunca achei que entrar na faculdade seria fácil, mas estava aprendendo a me concentrar e a ter fé na minha própria história". Leia um trecho exclusivo de Minha História.

Debate: Minha História, de Michelle Obama

Data: 3 de dezembro.

Horário: às 19h30.

Local: Livraria da Vila

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros, São Paulo

Evento gratuito.