ENTRETENIMENTO
30/11/2018 04:01 -02

Exposição com nu de Laerte Coutinho, 'Adágio' retorna a SP em dezembro

Projeto assinado pelo fotógrafo Rafael Roncato apresenta nova imagem de quase 4 metros de altura.

Rafael Roncato

A exposição Adágio, que traz fotos impactantes de Laerte Coutinho, retorna a São Paulo neste fim de ano. O projeto do fotógrafo Rafael Roncato, apresentado pela primeira vez no Museu da Diversidade Sexual, será exibido com entrada gratuita na Casavitorino, no centro da capital paulista, entre os dias 1º de dezembro e 10 de fevereiro de 2019.

Rafael Roncato

Na série de fotos, a cartunista trans aparece nua e também coberta por tinta nas cores preta e branca, trazendo à tona discussões sobre autonomia corporal e identidade de gênero. O que o visitante acompanha na exposição é baseado em uma série de desenhos criados pela própria artista.

"Comecei a me sentir feminina ao me despir dessa roupa de homem, que são os pelos do corpo. Pronunciar 'corpo' já é meio que tirar a roupa. Sempre quis me ver sem precisar de roupas e pelos", afirma Laerte no material de divulgação.

A passagem da mostra por São Paulo contará com novidade: uma imagem de quase quatro metros deve juntar-se ao conjunto original de fotografias.

Rafael Roncato

Além de São Paulo, as imagens de Adágio foram expostas em Porto Alegre e exibidas no documentário brasileiro original da Netflix, Laerte-se, dirigido por Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum. Elas também integram o acervo do Schwules Museum, em Berlim.