COMPORTAMENTO
29/11/2018 16:24 -02 | Atualizado 29/11/2018 16:27 -02

Você sabia que os dentes também envelhecem?

Veja como mantê-los saudáveis e evitar o desgaste precoce.

Temos duas notícias para você - como sempre, uma boa e outra nem tanto. Primeiro, a má: assim como outras partes do corpo, os dentes também envelhecem. Agora, a boa nova: com alguns cuidados especiais - como uso de produtos com propriedades protetoras e dieta balanceada - é possível adiar e prevenir o problema.

Mas antes de falar de como se proteger, vamos explicar melhor como acontece o processo de desgaste precoce dos dentes, que ocasiona problemas como a sensibilidade e que vem aumentando cada vez mais por conta dos hábitos modernos da população. O desgaste, que nada mais é do que a perda de esmalte, acontece por uma série de fatores e hábitos alimentares e comportamentais são os principais gatilhos.

O que provoca o desgaste precoce do dente?

Shutterstock
O que provoca o desgaste precoce dos dentes?

Esse processo de envelhecimento precoce acontece de forma cada vez mais frequente na população de todas as idades devido aos hábitos modernos, até mesmo os mais saudáveis, como o consumo de frutas ácidas, ingestão de água com limão, bebidas detox e chá verde, por exemplo. Isso porque esses alimentos, bem como o consumo de alimentos de três em três horas ou jejum intermitente - vertentes alimentares atuais indicadas por especialistas de acordo com as necessidades de cada indivíduo - alteram o PH da boca, deixando-o mais ácido.

Talvez você não saiba, mas fatores emocionais como estresse e ansiedade, cada vez mais comuns na nossa rotina corrida e intensa do dia a dia, são capazes de afetar a saúde dos dentes. O nervosismo reduz o fluxo de saliva na boca, uma das grandes responsáveis pelo processo de remineralização dos dentes. Quem sofre com apertamento, bruxismo, refluxo gástrico e desidratação também precisa ficar atento.

O cafezinho e os doces, por exemplo, que estão em pequenas doses, mas frequentemente na rotina, também contribuem para o envelhecimento precoce dos dentes. Bem como bebidas destiladas que se consomem, geralmente, em drinques. Com essa grande variedade de hábitos, tão comuns na vida moderna, quase todos estão suscetíveis ao envelhecimento precoce.

A prevenção

Colgate
elmex

Agora, voltemos às boas notícias: existe uma linha de produtos específicos que ajuda a prevenir o desgaste precoce dos dentes. A linha elmex (com creme dental, enxaguante, fio e escovas) auxilia na proteção do esmalte contra os impactos do dia a dia, assim como os filtros solares atuam protegendo a pele para mantê-la saudável.

Outra boa notícia é que nunca é tarde para começar a evitar o desgaste dos dentes. Independente se eles estão saudáveis e fortes ou já apresentam sinais de envelhecimento, elmex é indicado para prevenir a perda do esmalte, sendo um aliado dos hábitos mais diversos dos consumidores, de acordo com seu estilo de vida.

Herança farmacêutica de mais de 380 anos

Apesar de lançada recentemente no mercado brasileiro, a linha elmex foi desenvolvida na Suíça e oferece uma rotina completa de proteção há mais de 50 anos nos países europeus. Sua fórmula exclusiva, que tem como grande trunfo o fluoreto de amina - grande aliado de quem quer ter dentes suáveis a vida toda, foi desenvolvida em colaboração de dentistas e cientistas da GABA (farmácia suíça) e Universidade de Zurique.

Colgate
Goldene Engel Apotheke

Uma curiosidade: a antiga farmácia GABA, hoje a Goldene Engel Apotheke, ainda existe e continua na mesma esquina durante todos esses anos!