ENTRETENIMENTO
01/12/2018 12:40 -02 | Atualizado 01/12/2018 13:05 -02

Amigo secreto: Um guia para acertar na escolha do presente

Faixa de preço, caixinha ou lista de sugestões e paciência (muita paciência) estão entre os cuidados para escolher o 🎁.

Preste atenção nessas dicas para não pagar mico na hora do amigo secreto.
Digital First Media/Orange County Register via Getty Images via Getty Images
Preste atenção nessas dicas para não pagar mico na hora do amigo secreto.

Não conseguiu escapar da brincadeira de amigo secreto da firma ou da família neste fim de ano e não tem a menor ideia do que comprar de Natal para a pessoa que você tirou no sorteio? Não se preocupe.

Apesar de a missão de escolher um presente para alguém com quem, às vezes, você não tem muita afinidade, ser bastante árdua, há regrinhas básicas que, se forem seguidas, podem te dar tranquilidade de escolher sem erro a lembrancinha para seu amigo...ou inimigo secreto.

Amigo ou inimigo secreto?

A primeira delas é justamente saber qual será exatamente a brincadeira entre os colegas de trabalho e/ou familiares. Se for o tradicional amigo secreto, evite piadinhas ou lembranças de gosto duvidoso.

Se o jogo escolhido para animar as festas, no entanto, for o inimigo secreto, o uso do bom humor está liberado, desde que você não confunda piadas ou brincadeiras com algo que possa ofender a pessoa que você tirou no sorteio. Cuidado: às vezes, a linha que separa a brincadeira de uma ofensa é bastante tênue.

Estipule uma faixa de preços

A segunda dica é para quem está organizando a brincadeira no trabalho ou na família: estipule uma faixa de preços – mínima e máxima – para ser gasta na troca de presentes.

Essa simples regra será suficiente para evitar, por exemplo, que você compre uma carteira caríssima para o seu chefe e, em troca, receba uma caixa de bombons comprada na loja de R$ 1 da esquina da casa dele próprio.

Defina os 'tipos' dos presentes

Uma receita que costuma dar certo para que a brincadeira funcione sem frustrações é definir, além da faixa de preços, qual o "tipo" – ou "tipos" - de presentes para comprar.

Opções comuns são DVDs, CDs, caixas de bombons (na mesma faixa de preço) e livros. Desta forma, todos já têm mais ou menos uma noção do que irão receber e a possibilidade de alguém ficar chateado diminui sensivelmente.

Caixinha ou lista de sugestões são eficazes

Você tirou no sorteio aquele colega de firma com quem não tem nenhuma afinidade ou aquele primo que só vê uma vez ao ano, justamente no Natal? Não tem problema.

Uma forma fácil de evitar gastar dinheiro em algo que seu amigo secreto vai receber com um sorriso amarelo e jogar em uma gaveta qualquer logo que chegar em casa é muito simples.

Basta criar uma caixinha de sugestões ou uma lista. Nela, cada um coloca 3 opções de presentes que gostaria de ganhar. Só não esqueça de deixar claro que os mimos precisam estar dentro da faixa de preço estipulada anteriormente.

Paciência e observação são fundamentais

Se o seu amigo secreto não fez uma lista com opções do que gostaria de ganhar e não deu dicas, há duas maneiras de, mesmo assim, conseguir êxito na árdua missão de deixar o coleguinha – ou o familiar – feliz.

Tente descobrir quais os gostos da pessoa que você sorteou observando o comportamento dela no dia a dia (se for alguém a quem você tenha acesso com facilidade) ou, então, por meio das redes sociais. Instagram, Facebook e Twitter costumam dar dicas dos gostos das pessoas. É só ter paciência e observação e a caça pelo presente ideal será bastante facilitada, acredite.