COMIDA
23/11/2018 15:10 -02 | Atualizado 23/11/2018 15:10 -02

Chef dá 5 dicas de como temperar peixes em casa (e acertar na receita)

A especialista elencou alguns segredos na preparação do peixe em casa e os erros mais comuns.

Getty Creative

Seja em postas, filés ou inteiros, o peixe é bem mais sensível dos que outras carnes e, por isso, requer mais cuidado.

Para que as ervas e especiarias não se sobressaiam ao gosto natural do peixe, a chef Mirian Marcatti, da Boutique Pescados Hermes, afirma que é preciso muita atenção -- para cada tipo de peixe e receita, existe um modo de preparo diferente para realçar o sabor e a textura da carne. "Mas existem regras chaves que podem ser usadas sem erro", acrescenta.

A especialista elencou alguns segredos na preparação do peixe em casa e os erros mais comuns. Veja:

1. Limpo e fresco

Segundo Marcatto, para um prato saboroso, o peixe deve estar bem limpo e fresco. "Assim os temperos darão sabor à iguaria".

2. Não abuse do limão

Apesar de ser comum encontrar limão ao lado do peixe, evite temperos ácidos, já que ele pode literalmente "cozinhar" o peixe antes do preparo. "Para uma boa marinada, aposte em vinho seco ou saquê. E use o limão somente na hora de servir", aconselha a chef.

3. Evite sabores fortes

Assim como temperos ácidos, evite especiarias e ervas com sabor muito forte ou em grande quantidade. Elas interferem radicalmente no sabor do prato. A dica é dissolver o tempero no azeite para não interferir no gosto do peixe.

4. Peixe frito

Se for fritar o peixe, a chef recomenda temperar uma porção de farinha com ervas finas e polvilhe o pescado. "Assim ele absorverá menos óleo e ficará com uma casquinha crocante e saborosa."

5. Sabor especial

Para dar um charme ao peixe, o segredo é usar alecrim. "Além de um sabor marcante, o tempero não prevalece ao gosto do peixe, pelo contrário, harmoniza e muito com pescadas brancas", finaliza a chef.