POLÍTICA
22/11/2018 18:22 -02 | Atualizado 22/11/2018 18:25 -02

Os 3 nomes indicados por Guedes a Bolsonaro para Banco do Brasil, Caixa e Ipea

Confirmação depende do aval do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Adriano Machado/Reuters
O economista Rubem Novaes foi indicado para presidir o Banco do Brasil.

Paulo Guedes, futuro ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PSL), recomendou ao presidente eleito a indicação de 3 nomes para presidir o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). As indicações foram confirmadas pela assessoria de Paulo Guedes.

O economista Rubem Novaes foi escolhido por Guedes para comandar o Banco do Brasil. Professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), Novaes já foi diretor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e presidente do Sebrae.

Novaes é PhD em economia pela Universidade de Chicago (EUA), berço do pensamento liberal. Escreveu o livro "Investimentos Estrangeiros no Brasil: Uma Análise Econômica" e é colaborador do Instituto Liberal-RJ.

Para assumir a Caixa, Guedes escolheu o economista Pedro Guimarães, sócio-diretor do banco Brasil Plural. PhD em Economia pela Universidade de Rochester (EUA), Guimarães tem especialização em privatizações e mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem em instituições como banco Bozano, Simonsen, e banco BTG Pacutal.

"Certamente irá fazer um programa agressivo de desinvestimento na Caixa, como vender áreas de seguros e cartões. Deve ter sido escolhido justamente pra fazer isso. Ele tem muitas ideias e precisa de um time com muito foco para fazer as coisas andarem", disse uma fonte ouvida pela agência de notícias Reuters. "Para a Caixa pode fazer algum sentido, para dar alívio de capital e melhorar a gestão."

Para o Ipea, o futuro ministro indicou o economista Carlos von Doellinger. Pesquisador aposentado do instituto e economista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), von Doellinger foi secretário do Tesouro Nacional durante o regime militar, presidiu o Banerj (Banco do Estado do Rio de Janeiro) e já integra a equipe econômica de transição do governo.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost