POLÍTICA
21/11/2018 12:10 -02 | Atualizado 21/11/2018 12:28 -02

Bolsonaro anuncia André Luiz de Almeida Mendonça para comandar a AGU

Futuro advogado-geral da União é assessor especial do ministro da Transparência e CGU, Wagner Rosário - que permanecerá no governo Bolsonaro.

SERGIO LIMA via Getty Images
Bolsonaro destacou

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (21) que o advogado André Luiz de Almeida Mendonça será o advogado-geral da União no seu governo.

O sucessor de Grace Mendonça esteve no comando da Corregedoria-Geral do órgão em 2016. Ele deixou o cargo em setembro de 2016 para se tornar assessor especial do ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário -- que permanecerá no governo Bolsonaro.

André Mendonça foi o responsável pela negociação do acordo com o Grupo OK, envolvido no escândalo do TRT de São Paulo. Entre 2008 e 2012, foi diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU. Ele é formado em direito, com mestrado e doutorado pela Universidade de Salamanca (Espanha), com trabalhos na área de combate à corrupção.

O advogado é autor de dois livros: Negociação em casos de corrupção: fundamentos teóricos e práticos e A validade da prova em casos de corrupção.