Após 19 edições do Grammy Latino, o Brasil segue sem vencer nas principais categorias do prêmio. As estrelas da cerimônia de entrega realizada nesta quinta (15) no MGM Grand Garden, em Las Vegas (EUA), foram o mexicano Luis Miguel e o uruguaio Jorge Drexler. O primeiro levou o prêmio de Álbum do Ano com ¡México por Siempre!, e o segundo o de Música do Ano com Salvavidas de Hielo.
Veja aqui o clipe da música Salvavidas de Hielo:
Segundo o site G1, Hermeto Pascoal foi o único brasileiro que saiu com algum prêmio nas categorias gerais. O multi-instrumentista alagoano sagrou-se vencedor do Melhor Álbum de Jazz Latino com Natureza Universal (ouça o disco no player abaixo).
Além dele, Anitta e Chico Buarque concorreram a prêmios gerais, mas não levaram. A diva pop concorreu em Melhor Canção Urbana com Downtown e Melhor Fusão/Interpretação Urbana com Sua Cara. Ela perdeu, respectivamente, para o porto-riquenho Daddy Yankee, com Dura; e para a espanhola Rosalía, com Malamente.
Estreante do Grammy Latino, Anitta apresentou o prêmio de Melhor Álbum de Salsa ao lado do cantor country americano Kane Brown. O vencedor do troféu foi o americano Víctor Manuelle.
Já Chico Buarque foi derrotado por Luis Miguel. O cantor e compositor carioca, um dos maiores nomes da MPB, concorreu a Melhor Álbum do Ano com Caravanas.
Escute aqui o disco ¡México por Siempre!, de Luis Miguel:
Prêmios para língua portuguesa
Sem brilhar nas categorias gerais, os artistas brasileiros acabaram conquistando apenas prêmios voltados à língua portuguesa. Entre os vencedores estão: Chico Buarque, com Caravanas (Melhor Álbum de MPB); Maria Rita, com Amor e Música (Melhor Álbum de Samba/Pagode); Anaadi, com Noturno (Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa); Lenine, com Lenine em Trânsito (Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa); Chitãozinho & Xororó, com Elas em Evidência (Melhor Álbum de Música Sertaneja); Almir Sater & Renato Teixeira, com +AR (Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa); e Fernanda Brum, com Som da Minha Vida (Melhor Álbum Cristão em Português).
IZA manda bem ao vivo
Se não conseguiu se destacar muito entre os prêmios, o Brasil, pelo menos, ficou em evidência com a apresentação de IZA. De acordo com o site Papel Pop, a cantora carioca participou de uma homenagem à banda Mexicana Maná. Acompanhada pelos colombianos do Piso 21, IZA interpretou a música Hechicera (1997) e foi aplaudida de pé pelo público que lotou o MGM Grand Garden.
Veja aqui a apresentação de IZA na festa do Grammy Latino: