COMIDA
16/11/2018 10:25 -02 | Atualizado 16/11/2018 10:40 -02

As melhores cidades para comer, segundo o TripAdvisor

Quem tem boca vai a Roma.

Amantes da comida, preparem os passaportes.

Se você sonha em viajar em busca do yakitori mais delicioso do Japão ou do macarrão à bolonhesa mais saboroso da Itália, essa matéria é para você. Os especialistas em viagens do TripAdvisor acabam de lançar a lista das melhores cidades para os "foodies", um ranking preparado de acordo com os viajantes que usam o site.

Não é surpresa que três cidades italianas tenham ficado em boas colocações – e Roma lidera a lista. Florença e Veneza também entraram no Top 10.

Cada vez mais, os viajantes planejam suas viagens pensando no estômago. Tours gastronômicos e sites de reviews cresceram 61% no ano passado, em comparação com 2016.

"Os viajantes estão cada vez mais interessados em ter novos insights sobre os lugares que visitam, e tours gastronômicos e aulas de culinária são uma ótima maneira de fazê-lo", diz Laurel Greatrix, porta-voz do TripAdvisor. "Voltar para casa com uma receita local ou um novo restaurante predileto é a melhor lembrança de viagem."

O ranking das melhores cidades para comer é determinado pelos reviews publicados no TripAdvisor, além das notas dadas aos restaurantes e as reservas feitas pelo site.

Veja abaixo o ranking das 10 melhores cidades do mundo para comer:

1. Roma

maroznc via Getty Images

Não é surpresa que a meca da culinária fique no primeiro lugar da lista dos foodies viajantes. Seja comendo um cacio e pepe preparado à mesa no Felice a Testaccio ou fazendo um tour das gelaterias da capital italiana, há tantas opções que você certamente vai querer voltar várias vezes para a cidade. O tour gastronômico mais procurado pelos usuários do TripAdvisor é o Prati no por-do-sol.

2. Florença

ablokhin via Getty Images

Também não é surpresa que o segundo lugar fique com outra cidade italiana. O Mercato Centrale, em Florença, é uma das experiências gastronômicas italianas definitivas. Inaugurado em 1874, o mercado tem uma enorme variedade de comidas e restaurantes, tudo sob o mesmo teto. É basicamente o sonho de qualquer amante da comida. O tour culinário mais reservado pelos usuários do TripAdvisor é uma aula de cozinha seguida por almoço em uma fazenda toscana, incluindo um tour pelo mercado.

3. Paris

Jindřich Blecha via Getty Images

Do croissant com espresso numa brasserie a degustações de queijo em uma fromagerie, Paris é parada obrigatória no roteiro de qualquer pessoa apaixonada por comida. Você pode simplesmente se perder pela cidade ou então chegar com um plano pronto (Crêpes no Café Breizh, talvez?). As opções são tantas em Paris que talvez seja o caso de levar um segundo estômago. O tour mais reservado no TripAdvisor é o Paris food tour: taste of Montmartre.

4. Barcelona

Anastasia Shantsila / EyeEm via Getty Images

Se estiver indo para Barcelona, com certeza o famosos Mercat de la Boquería estará no seu roteiro, seja para experimentar helados na Sprimfruit ou os camarões vermelhos do Ramblero. O tour gastronômico mais procurado do TripAdvisor na cidade catalã é uma experiência culinária interativa.

5. New Orleans

krblokhin via Getty Images

Quando você pisa em New Orleans, entende por que falam tanto da cidade. Do tradicional chicory coffee aos famosos beignets do Café Du Monde e ao famoso sanduíche po'boy do Avery's on Tulane, há muitos sabores especiais para desfrutar na cidade, mesmo que você seja uma pessoa muito viajada. O tour gastronômico mais reservado pelos usuários do TripAdvisor é o tour de comidas do quarteirão francês.

6. Nova York

littleny via Getty Images

Que tipo de guia de foodies deixaria de fora um pit stop em Nova York? Você vai encontrar delícias de dar água na boca em todas as esquinas da cidade, de restaurantes com estrelas Michelin a delis de bairro. Quem gosta de doce vai experimentar os donuts do Dough; quem prefere os salgados provavelmente vai conferir a casa de massas chinesa Xi'ans Famous Foods. O tour mais procurado pelos usuários do TripAdvisor é o que desvenda os segredos culinários do Brooklyn.

7. Veneza

Mirkob87 via Getty Images

Veneza oferece opções para todos os gostos. Amantes do vinho podem conferir o famoso restaurante al Covo, enquanto quem é fã de massas não pode deixar de visitar o Ristorante Trattoria Cherubino. O tour culinário mais procurado no TripAdvisor é o Venice food tour: cicchetti and wine.

8. Madri

Barbara Boensch via Getty Images

Se você sonha com uma parada sem fim de tapas, uma visita ao Mercado de San Miguel é essencial. É um dos mercados mais antigos da cidade – e uma das mais procuradas atrações gastronômicas da capital espanhola. Lá podem-se provar a famosa paella de frutos do mar no Paella y Olé e vinho das várias lojas do mercado. O tour mais reservado pelos usuários do TripAdvisor é o tour de tapas e vinhos em Madri.

9. Tóquio

Phurinee via Getty Images

Tóquio é o lugar para quem ama comida. Há opções para o dia, a noite e até a madrugada. De mercados de rua onde são servidos ikayaki (lula grelhada) a restaurantes contemporâneos como o Butagumi (famoso pelo lombo de porco à milanesa), você vai ter de arranjar espaço para comer entre as refeições. O tour mais reservado é o Tokyo by night: Japanese food tour.

10. Bancoc

KHellon via Getty Images

A comida de rua talvez seja um dos maiores atrativos de Bancoc. Do porco frito do Wang Lang Market à sopa tom yum kway teow servida no mercado flutuante Damnoen Saduak, todas as refeições nessa cidade serão inesquecíveis. O tour mais procurado no TripAdvisor é o Bangkok food tour.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.