POLÍTICA
13/11/2018 15:58 -02 | Atualizado 14/11/2018 13:19 -02

Bolsonaro diz que nome para Itamaraty será anunciado em breve e ironiza: 'Pode ser gay'

Presidente eleito afirmou que escolhido para Ministério das Relações Exteriores será do quadro de diplomatas.

Jair Bolsonaro: "Está bastante madura essa questão, queremos alguém do quadro do Itamaraty”.
Adriano Machado/Reuters
Jair Bolsonaro: "Está bastante madura essa questão, queremos alguém do quadro do Itamaraty”.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta terça-feira (13) que o ministro das Relações Exteriores pode ser definido até quarta (14) e que o escolhido será alguém do quadro do Itamaraty.

"É possível resolver até amanhã, está bastante madura essa questão, queremos alguém do quadro do Itamaraty", disse Bolsonaro ao chegar ao TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília.

Questionado por um repórter se nomearia um homem ou uma mulher para o posto, o presidente eleito ironizou. "Tanto faz, pode ser gay também", respondeu, rindo. E rebateu: "Tem algum voluntário?"

Bolsonaro tem demonstrado irritação com perguntas questionando a pouca diversidade de seu ministério.

Na semana passada, após críticas de que seu gabinete de transição de governo era formado por 27 homens, ele anunciou a indicação de 4 mulheres para o grupo e também escolheu a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) para chefiar o Ministério da Agricultura.

No último dia 7, o presidente eleito usou sua conta no Twitter para dizer que não sairia "perguntando o que cada um faz na sua intimidade para indicar a cargos no governo".

"Não estou preocupado com a cor, sexo ou sexualidade de quem está na minha equipe, mas com a missão de fazer o Brasil crescer, combater o crime organizado e a corrupção, dentre outras urgências", escreveu.