ENTRETENIMENTO
08/11/2018 17:28 -02 | Atualizado 08/11/2018 17:40 -02

'Animais Fantásticos': Filme da franquia pode ser ambientado no Rio, confirmam atores

Trama do 3º ou 4º filme da saga pertencente ao universo Harry Potter pode se passar na Cidade Maravilhosa durante a década de 1930.

O ator Eddie Redmayne, que interpreta o protagonista Newt Scamander disse que se apaixonou pelo Rio de Janeiro durante a Olimpíada de 2016.
Divulgação
O ator Eddie Redmayne, que interpreta o protagonista Newt Scamander disse que se apaixonou pelo Rio de Janeiro durante a Olimpíada de 2016.

Após o misterioso tuíte de J.K. Rowling, criadora do universo de Harry Potter, que deu a entender que a próxima aventura da saga Animais Fantásticos pode se passar no Rio de Janeiro da década de 1930, atores do elenco confirmaram, em entrevista à Folha de S. Paulo, que o rumor pode ser, sim, verdade.

Enquanto o protagonista Eddie Redmayne apenas comemorou o fato, já que se apaixonou pela capital fluminense quando a visitou durante a Olimpíada, em 2016, um novato na franquia que funciona como prelúdio às aventuras de Harry Potter, Ezra Miller, foi mais categórico e disse que o tuíte de Rowling "não pareceu um acidente".

A atriz Katherine Waterston até apontou o fato do Brasil possuir uma enorme base de fãs do universo Harry Potter, concordando que o Rio de Janeiro seria uma localização perfeita para um dos episódios de Animais Fantásticos.

Como tudo começou

Os rumores começaram quando, no dia 1º de novembro, Rowling alterou sua foto de capa no Twitter por uma imagem histórica da Cidade Maravilhosa. Questionada sobre a origem da foto, ela respondeu que se tratava de um registro do Rio de Janeiro nos anos 1930.

A partir daí os fãs brasileiros piraram com a possibilidade de ver o Brasil como cenário de uma das histórias da autora inglesa.

Rio brilha muito na telona

Porém, essa não é, nem de longe, a primeira vez que o Rio de Janeiro é palco para a trama de um filme estrangeiro. A cidade já fez parte da história de franquias famosas, como a do agente 007 e, mais recentemente, de Velozes e Furiosos.

Veja aqui alguns exemplo de quando da Cidade Maravilhosa brilhou nas produções de Hollywood:

Interlúdio (1946)
Divulgação
Cary Grant e Ingrid Bergman em uma trama de espionagem no Rio de Janeiro.

Seguindo o sucesso de Quando Fala o Coração (1945), o diretor Alfred Hitchcock convocou a mesma protagonista, Ingrid Bergman, para uma história de espionagem passada em grande parte no Rio de Janeiro. Vários cartões postais da cidade são retratados na trama onde Alicia (Bergman) viaja à capital fluminense para espionar antigos companheiros nazistas de seu pai.

007 Contra o Foguete da Morte (1979)
Divulgação
Luta entre James Bond e Jaws no bondinho do Pão de Açúcar é uma das sequências mais famosas da franquia 007.

Auge da passagem de Roger Moore como o espião mais famoso do mundo, 007 Contra o Foguete da Morte marca uma das fases mais desencanadas e engraçadas do agente com licensa para matar. Em uma das tramas mais estapafúrdias da franquia, James Bond acaba no Rio de Janeiro enquanto investiga o sumiço de um foguete. Destaque para uma das sequências de ação mais famosas de 007, quando o agente luta contra o vilão Jaws em cima do bondinho do Pão de Açúcar.


O Incrível Hulk (2008)
Divulgação
No começo do filme, Bruce Banner (Edward Norton) se esconde do exército americano em uma favela do Rio.

Segunda tentativa – e também fracassada – em retratar o herói esquentadão e incompreendido da Marvel, O Incrível Hulk deixou o lado mais turístico do Rio e resolveu retratar a realidade das favelas cariocas. Era em dessas comunidades que Bruce Banner (Edward Norton), alter ego do Hulk, se esconde do governo americano. Mas, claro, ele é descoberto, tendo de fugir da Cidade Maravilhosa logo no começo do filme.


Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio
Divulgação
Trama do filme é ambientada boa parte na Cidade Maravilhosa, mas tomas várias "liberdades artísticas" com relação a locais.

É claro que o no nome original do quinto filme da franquia Velozes e Furiosos não há nada de "Rio de Janeiro", esse é um título adotado apenas aqui no Brasil por razões óbvias. Mas a verdade é que as peripécias da gangue liderada por Dominic Toretto (Vin Diesel) se passa em grande parte nas ruas da capital fluminense, mesmo com muitas "liberdades artísticas" com relação a locais da cidade.