COMIDA
07/11/2018 11:42 -02 | Atualizado 07/11/2018 11:44 -02

É isto o que acontece quando você não bebe água suficiente

Veja 6 sinais de que você está precisando se hidratar mais.

Além do cansaço, você também pode ter dor de cabeça causada pela desidratação.
ajr_images via Getty Images
Além do cansaço, você também pode ter dor de cabeça causada pela desidratação.

Quando você sabe que é hora de se hidratar? Se você bebe água só quando sente a boca seca, saiba que a sede é o último sinal (quase um pedido de socorro) que o corpo dá quando está desidratado.

Hoje, com a correria do dia a dia, é difícil seguir à risca a recomendação de nutricionistas de beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia, a depender da atividade física que você pratica ou se você costuma comer muita comida salgada -- que, é claro, exigirá maior hidratação ao longo do dia.

Se você ignora a recomendação e bebe pouca água, provavelmente deve se sentir cansado ou tem lábios ressecados. Estes são apenas alguns dos sinais desagradáveis que o corpo dá quando você está desidratado, segundo o site The Daily Meal. Veja abaixo o que acontece quando você não bebe água o suficiente:

Seus lábios estão ressecados

Este é um dos sinais de que você precisa tomar mais água. Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem disso e acham que pode ser o clima. Resultado: em vez de beber água, usa cremes, protetores labiais e manteiga de cacau. Mas você está só desidratado mesmo.

Você se sente cansado o tempo todo

Você anda sonolento mesmo após longas horas de descanso? Sente fadiga ao longo do dia? Bom, isso pode ser outro sinal de desidratação. Sem o nível de água necessário, nosso corpo tende a funcionar mais lentamente para guardar energia, ou seja, a desidratação pode acabar com sua energia.

Beba um copo grande de água antes do café da manhã e sinta a diferença.

Seu corpo está inchado

Algumas pessoas acreditam que a retenção de água acontece quando bebem mais do que deveria. Na verdade, o que acontece é o oposto.

Se você não bebe água o suficiente, seu corpo retém mais água, como forma de proteção das funções vitais. Lembre-se que água compõe até 60% do corpo e é usada em todas as funções químicas. Quer desinchar? Então beba mais água.

Você tem dor de cabeça

Além do cansaço, você também pode ter dor de cabeça causada pela desidratação. Sem água suficiente para o corpo reabastecer as necessidades das células, nosso cérebro pode literalmente se contrair para diminuir a perda de fluidos. Quando isso acontece, você sente uma forte dor de cabeça, que é um sinal bem gritante de que você precisa se hidratar. Para tudo voltar ao normal, basta água.

Você não vai ao banheiro

Se a urina estiver escura e densa, isso pode ser sinal de desidratação, já que você não costuma ir ao banheiro regularmente. Um xixi clarinho, por outro lado, indica hidratação.

Se você tem problema para ir ao banheiro, está aí um outro motivo para aumentar sua hidratação diária. Isso porque nosso intestino precisa de água para funcionar bem. Se você come muitas fibras e não bebe água, pode piorar a situação e causar prisão de ventre.

Sua pele está seca e seu cabelo, opaco

Outro problema comum ligado à desidratação é a queda ou ressecamento do cabelo, assim como a pele ressecada. Se bebemos água, vemos uma pele mais bonita e um cabelo mais hidratado, além de unhas mais fortes.