ENTRETENIMENTO
24/10/2018 20:46 -03 | Atualizado 24/10/2018 20:51 -03

Oscar 2019: 'Tito e os Pássaros' é o representante do Brasil na disputa de Melhor Animação

Produção vencedora do Anima Mundi 2018 está entre os 25 pré-selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

'Tito e os Pássaros' foi o grande vencedor do Anima Mundi 2018.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quarta-feira (24) a lista dos filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Animação do Oscar 2019. E o Brasil está bem representado. Entre os 25 títulos está o longa-metragem Tito e os Pássaros, de Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg.

De visual impressionista, a animação conta a história de Tito, um menino de 10 anos que decide combater uma epidemia de medo que adoece as pessoas. Com a ajuda dos amigos e de uma invenção de seu pai, o pequeno tem a chance de dar fim ao novo problema que assola o mundo.

A produção estreou na mostra competitiva do prestigiado Festival de Annecy, na França, em junho passado. E, na sequência, venceu festival internacional de animação Anima Mundi. Em setembro, tornou-se o primeiro filme brasileiro de animação a participar do Festival de Toronto, no Canadá.

O filme segue trajetória ascendente parecida com a do elogiado O Menino e o Mundo (2013), de Alê Abreu, que conseguiu ficar entre os finalistas ao Oscar de Melhor Animação em 2016.

Entre os títulos mais conhecidos seleção divulgada nesta quarta(24) estão Os Incríveis 2, Homem-Aranha no Aranhaverso e Ilha dos Cachorros, mais recente filme de Wes Anderson.

Veja a lista completa abaixo:

Ana y Bruno

O Grinch

O Homem das Cavernas

Fireworks

Have a Nice Day

Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas

Os Incríveis 2

Ilha de Cachorros

The Laws of the Universe – Part I

Liz and the Blue Bird

Lu está Livre

Mutafukaz

Maquia: When the Promised Flower Blooms

Mirai

The Night Is Short, Walk on Girl

On Happiness Road

WiFi Ralph: Quebrando a Internet

Ruben Brandt, Collector

Sgt. Stubby: An American Hero

Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim

Pé Pequeno

Homem-Aranha no Aranhaverso

Tall Tales

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Tito e os Pássaros

Dessa lista, 16 títulos serão qualificados para a próxima etapa. Até a data da cerimônia, apenas 5 animações estarão na disputa pela estatueta. A 91ª edição do Oscar ocorre no dia 24 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.