POLÍTICA
23/10/2018 19:30 -03 | Atualizado 23/10/2018 19:47 -03

Sem debate com Bolsonaro, TV Globo descarta entrevista com Haddad

Candidato do PSL disse que colostomia impõe restrições à sua participação e recusou convite da emissora para ir a debate.

DANIEL RAMALHO/AFP/Getty Images
Haddad confirmou presença no debate da Globo, mas Bolsonaro alegou restrições de saúde.

A campanha deJair Bolsonaro à Presidência (PSL) informou à TV Globo que o candidato não participará do debate que seria realizado nesta sexta-feira (26), no qual o capitão da reserva discutiria propostas com Fernando Haddad (PT).

Contrariando expectativas petistas, a Globo informa que, diante da ausência de Bolsonaro, não entrevistará Haddad. De acordo com a emissora, essa decisão foi tomada em conjunto com as campanhas.

"Como se trata de campanha de segundo turno, obviamente não há outros candidatos para viabilizar a realização do debate. Na reunião de elaboração das regras do evento foi acertado com as assessorias dos candidatos que, se Jair Bolsonaro não pudesse comparecer por razões de saúde, o debate não seria substituído por entrevistas", informou a Globo, em nota.

O prazo para confirmar participação no debate foi encerrado na segunda-feira (22), e Bolsonaro alegou restrições de saúde para não comparecer. No dia 18, contudo, após nova avaliação, os médicos liberaram Bolsonaro e informaram que caberia ao paciente decidir participar dos debates ou não. Em entrevistas, o candidato já admitiu que poderia faltar por questão "estratégica".

Vítima de uma facada no início de setembro, o candidato passou por cirurgias e está com uma bolsa de colostomia junto ao corpo.

"O paciente com a bolsa de colostomia fixada ao lado direito do abdômen, como no caso do candidato, não tem qualquer controle intestinal. Com isso, o seu preenchimento total pode ser rápido e inesperado, podendo levar ao rompimento da bolsa, o que gera extremo desconforto e constrangimento ao paciente", diz nota enviada pela campanha de Bolsonaro à Globo.

"Além disso, por orientação médica, ele ainda deve evitar esforço físico, estresse excessivo ou ficar muito tempo em pé", continua o texto.

A colostomia é um tipo de procedimento cirúrgico no qual o paciente tem parte de seu intestino grosso exteriorizado e colocado em uma bolsa fixada ao corpo.