COMIDA
22/10/2018 17:37 -03 | Atualizado 22/10/2018 17:37 -03

São Paulo vira capital gastronômica italiana nesta semana

Entre os dias 22 e 28, a capital sedia a 7ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana.

Entre hoje e o próximo domingo (28), São Paulo será a cidade mais italiana fora da Itália -- ao menos quando o assunto é comida.

A 7ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana trouxe à capital paulista 20 importantes e renomados chefs italianos, um de cada região da Itália, para assumirem a cozinha de vinte restaurantes italianos da cidade.

Em parceria com os chefs dos restaurantes que os hospedarão, prepararão receitas tradicionais e serão os protagonistas deste intercâmbio cultural e gastronômico. Por sete dias, os clientes poderão provar um menu exclusivo de três etapas no almoço e quatro no jantar.

Para cada casa participante, o chef italiano irá propor pratos que respeitam a tradição gastronômica da respectiva região, como a Toscana, Sicília, Calábria, Ligúria, Piemonte, Lazio, Venêto e Puglia. O chef também segue o mesmo ritual nas mesas de seu país, com entrada (antipasto), massas ou risotos (primo piatto), carnes ou peixes (secondo piatto) e sobremesa (dolce).

Ao todo, serão 160 receitas elaboradas com produtos 100% italianos, entre queijos, embutidos e azeites, combinados com legumes, verduras e frutas selecionados, além de carnes e pescados de todas as origens.

Alguns restaurantes participantes são Buttina, Maremonti. Piselli, Trattoria Fasano, Santo Colomba, Picchi, Ristorantino, Attimo Per Quattro, Due Cuochi, Osteria del Pettirosso e Friccò. Todos os restaurantes, o perfil de cada chef italiano e os pratos elaborados estão disponíveis no site do evento.

O evento foi lançado em 2012 em São Paulo com 12 restaurantes representando 12 regiões italianas. Com o sucesso, o evento cresceu e foi exportado para outros 100 países em que a Itália possui representação diplomática. Mesmo assim, o Settimana de São Paulo é a única que conta com a participação de um chef de cada região.

Segundo organizadores do evento, o Settimana tem o objetivo de difundir a cultura italiana no Brasil por meio da gastronomia.