NOTÍCIAS
21/10/2018 09:59 -03 | Atualizado 21/10/2018 10:19 -03

Assim não adianta... Relógios de celulares ‘adotam’ horário de verão no dia errado

Relatos de internautas nas redes sociais renderam reclamações e, claro, memes.

Reprodução/Twitter
Erro de operadoras em alguns celulares gerou memes imediatos.

O horário de verão está marcado para ter início no dia 4 de novembro de 2018 no Brasil, mas, para alguns clientes das operadoras de celular Claro e Vivo, já começou.

Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (21), o tópico que comandava os trending topics no Twitter era o #horariodeverao.

A hashtag bombou nas redes sociais por conta de um equívoco das operadoras de celular Claro e Vivo, que acabou ocasionando o adiantamento automático em uma hora dos relógios de alguns clientes por todo o País.

A alteração no horário se deu porque, inicialmente, o horário de verão brasileiro de 2018 teria início na madrugada do dia 21 de outubro, o que ocasionaria realmente o adiamento dos relógios em uma hora.

Por conta da realização do 2º turno das eleições, no entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitou que a data fosse alterada para o dia 4 de novembro.

Quando começa e quando termina, afinal?

Em 2018 o horário de verão começará efetivamente no dia 4 de novembro. Houve uma alteração a pedido dos organizadores do Enem para que o início fosse somente no dia 18, mas o governo voltou atrás e manteve o dia 4 como data definitiva.

O fim do horário de verão está marcado para o terceiro domingo de fevereiro de 2019, ou seja, para o dia 17.

Nessa data, ou melhor, às 23h59 do dia 16, os relógios dos estados afetados pela medida deverão ser atrasados em uma hora.

O horário de verão no Brasil é adotado nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O governo espera gerar uma economia de energia média de 4,5% nos horários de maior demanda e de 0,5% no geral.

Confira a seguir algumas das reações mais curiosas dos usuários no Twitter. E confira a hora do seu celular...