POLÍTICA
19/10/2018 17:51 -03 | Atualizado 19/10/2018 18:39 -03

WhatsApp exclui contas ligadas a empresas que disparam mensagens em massa

Objetivo é evitar "desinformação". Flavio Bolsonaro teve conta banida dias atrás por "comportamento de spam", informou a plataforma.

NurPhoto via Getty Images
WhatsApp diz ter

O WhatsApp informou nesta sexta-feira (19) que está tomando medidas legais para impedir empresas de enviarem mensagens em massa e que "contas associadas a essas empresas" foram banidas da plataforma.

O anúncio ocorre um dia após o jornal Folha de S.Paulo divulgar que agências foram contratadas para disparar pelo WhastApp mensagens e notícias falsas contra o PT e o candidato do partido à Presidência, Fernando Haddad.

Em nota, o WhatsApp disse que esse trabalho é desenvolvido desde o início do processo eleitoral no País.

"O WhatsApp baniu proativamente centenas de milhares de contas durante o período das eleições no Brasil. Temos tecnologia de ponta para detecção de spam que identifica contas com comportamento anormal para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação", diz a nota.

De acordo com a reportagem da Folha, os pacotes custam até R$ 12 milhões e são comprados por empresas como a Havan, cujo dono apoia a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), adversário de Haddad no segundo turno. A prática seria ilegal porque a lei proíbe a doação de empresas a campanhas eleitorais.

Bolsonaro nega envolvimento no esquema.

Flavio Bolsonaro teve conta banida

Filho de Jair Bolsonaro, o senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) disse nesta sexta-feira que sua conta pessoal, que tem "milhares de grupos", foi banida pelo WhatsApp.

"A perseguição não tem limites! Meu WhatsApp, com milhares de grupos, foi banido do nada, sem nenhuma explicação! Exijo uma resposta oficial da plataforma", escreveu no Twitter.

A assessoria de imprensa do WhatsApp confirmou que a conta de Flavio Bolsonaro foi banida há alguns dias – antes da publicação da reportagem da Folha, portanto – por "comportamento de spam", mas que já foi restabelecida.