ENTRETENIMENTO
18/10/2018 15:59 -03 | Atualizado 18/10/2018 17:04 -03

Mostra Internacional de São Paulo: 10 filmes dirigidos por mulheres para não perder

Festival de cinema confirma que diretoras ganham cada vez mais espaço por trás das câmeras.

As diretoras Adina Pintilie, Tata Amaral e Ioana Uricaru são destaques da mostra.
Divulgação
As diretoras Adina Pintilie, Tata Amaral e Ioana Uricaru são destaques da mostra.

Mesmo ainda sendo minoria, a quantidade de mulheres por trás das câmeras vem crescendo, e não apenas em número, mas também em reconhecimento. A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, por exemplo, comprova essa realidade, exibindo uma bela amostra de produções dirigidas ou co-dirigidas por mulheres.

Em sua seleção total de cerca de 300 filmes, 90 títulos estrangeiros têm cineastas mulheres no comando. Já entre os brasileiros, na Mostra Brasil de Novos Diretores, 16 produções, de um total de 44, são encabeçadas por elas.

Entre os destaques, nomes já consagrados e revelações, como a libanesa Nadine Labaki, a romena Adina Pintilie, a brasileira Tata Amaral, a austríaca Ruth Beckermann, a portuguesa Salomé Lamas, a suíça Anja Kofmel, entre outras.

Veja aqui 10 filmes dirigidos por mulheres que você não pode perder na Mostra:

Não me Toque

Divulgação
Filme da diretora Adina Pintilie

Dir. Adina Pintilie I 2018 I Romênia, Alemanha, República Tcheca, Bulgária, França I Ficção I 125 min

Sinopse: Uma cineasta e seus personagens se aventuram em um projeto de pesquisa pessoal sobre intimidade. Na fronteira entre realidade e ficção, o longa segue as jornadas emocionais de Laura, Tómas e Christian, propondo uma visão empática sobre suas vidas. Ansiando por intimidade, mas também com medo dela, eles trabalham para superar velhos padrões, mecanismos de defesa e tabus, para cortar o cordão e finalmente ficarem livres.

*Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival de Berlim.

Cafarnaum

Divulgação
Filme da diretora Nadine Labaki

Dir. Nadine Labaki I 2018 | Líbano | Ficção I 120 min

Sinopse: Zain é um menino de 12 anos que se comporta como adulto devido ao sofrimento que passou. Fugido dos pais abusivos, foi morar nas ruas, cuidou da refugiada Rahil e de seu bebê e foi preso por um crime violento. O garoto, então, decide entrar nos tribunais com um processo contra seus pais, acusando-os do "crime" de lhe dar a vida.

*Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

A Valsa de Waldheim

Filme da diretora Ruth Beckermann

Dir. Ruth Beckermann I 2018 | Áustria I Documentário | 93 min

Sinopse: O documentário revela o passado nazista do austríaco Kurt Waldheim, ex-secretário-geral da ONU. Criado a partir de material de arquivo dos anos 1970 e 1980, o filme revela as filiações nazistas de Waldheim, que negava veementemente qualquer relação com o 3º Reich.

Chris, O Suiço

Divulgação
Filme da diretora Anja Kofmel

Dir: Anja Kofmel I 2018 | Suíça, Alemanha, Croácia, Finlândia I Documentário/Animação I 90 min

Sinopse: Croácia, janeiro de 1992. No meio das guerras iugoslavas, Chris, um jovem jornalista suíço é encontrado morto em circunstâncias misteriosas, vestindo o uniforme de um grupo mercenário internacional. Vinte anos depois, sua prima, a diretora Anja Kofmel, decide investigar essa história, tentando entender qual foi realmente o envolvimento de Chris no conflito.

Sequestro Relâmpago

Filme da diretora Tata Amaral

Dir. Tata Amaral I 2018 | Brasil I Ficção | 85 min

Sinopse: Isabel é vítima de um sequestro relâmpago ao sair de um bar. Inexperientes, Matheus e Japonês, os sequestradores, notam que não conseguirão chegar a um caixa eletrônico em funcionamento antes das 22h e decidem ficar com Isabel até que amanheça e eles possam fazer o saque.

Extinção

Divulgação
Filme da diretora Salomé Lamas

Dir. Salomé Lamas I 2018 | Portugal, Alemanha I Documentário | 85 min

Sinopse: A questão sobre as fronteiras dos territórios do que antes era a União Soviética provou ser uma potencial bomba-relógio. O documentário é uma eclética reunião de materiais ficcionais e não ficcionais liderada por Kolya, que é de nacionalidade moldava, mas se declara nacional da Transnístria.

Deslembro

Divulgação
Filme da diretora Flávia Castro

Dir. Flávia Castro I 2018 | Brasil I Ficção | 97 min

Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família quando a anistia é decretada no Brasil. De um dia para o outro, e à sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge.

Cléo & Paul

Divulgação
Filme da diretora Stéphane Demoustier

Dir: Stéphane Demoustier I 2018 | França | 70 min

Sinopse: Cléo é uma menina de 3 anos que é ótima em brincar de esconde-esconde. Um dia no parque, porém, ela se empenha demais ao brincar com a babá e o irmão, Paul, e acaba se perdendo. Cléo, então, passa a acompanhar uma mulher que parece tão perdida quanto ela. Enquanto isso, Paul se vê diante de novas perspectivas quando fica sozinho com outras crianças.

Limonada

Divulgação
Filme da diretora Ioana Uricaru

Dir. Ioana Uricaru I 2018 | Romênia, Canadá, Alemanha, Suécia I Ficção |88 min

Sinopse: Enquanto trabalha temporariamente nos Estados Unidos, a enfermeira romena Mara se casa com o norte-americano Daniel. Ela providencia para que seu filho, Dragos, fruto de um casamento anterior, também se mude para a América. Mas, quando o processo do seu visto permanente dá errado, Mara tem de encarar abusos de poder em diferentes níveis. Ela, então, precisa decidir até onde está disposta a ir para conseguir o que quer.

Mormaço

Divulgação
Filme da diretora Marina Meliande

Dir. Marina Meliande 2018 | Brasil I Ficção | 96 min

Sinopse: No Rio de Janeiro, em 2016, a defensora pública Ana encara o verão mais quente da história. Ela trabalha para proteger uma comunidade ameaçada pela construção do Parque Olímpico. Enquanto isso, a mulher começa a notar o surgimento de misteriosas manchas em sua pele. Coisas estranhas passam a acontecer na cidade e também no corpo de Ana. A temperatura em elevação cria uma atmosfera sufocante.