16/10/2018 00:00 -03 | Atualizado 16/10/2018 08:37 -03

Brenda Matos: A garota do interior que empreende na cidade grande

Apaixonada por empreendedorismo, ela é mentora de um projeto de empoderamento feminino e dona de uma marca de bebidas artesanais: "Empreender é uma forma de se emancipar."

Brenda Matos é a 223ª entrevistada do "Todo Dia Delas", um projeto editorial do HuffPost Brasil.
Juh Almeida/Especial para o HuffPost Brasil
Brenda Matos é a 223ª entrevistada do "Todo Dia Delas", um projeto editorial do HuffPost Brasil.

Quem olha para Brenda Matos, 25 anos, não nota facilmente os vestígios de sua história: como uma mulher que faz questão de se reinventar, ela já não é mais a mesma mulher que saiu há dois anos de Itabuna, no extremo sul do interior da Bahia, para ampliar seus horizontes em Salvador, capital baiana, e tentar viver de sua grande paixão: a fotografia.Nascida na pequena cidade, Brenda foi educada como uma mulher tradicional: criada em uma família nuclear, frequentou a igreja evangélica até o início da vida adulta e nunca foi exatamente uma transgressora. "Até os dezoito, eu nunca tinha bebido, era virgem e quase não tinha vida amorosa", conta em entrevista ao HuffPost Brasil, rindo com carinho da menina que foi.

Em seu ciclo de amigos, destacava-se pelo estilo. Ela lembra que gostava de pegar emprestadas as roupas de sua avó e compor um estilo que traduzisse sua personalidade sonhadora. Na época em que viveu em Itabuna, seu modo de vestir era visto como extravagante. "As pessoas perguntavam: 'você vai sair assim'? e eu dizia, simplesmente: "vou". Ter liberdade para se vestir, segundo ela, custava alguns olhares atravessados mas tinha a recompensa impagável de poder ser quem se é, alem de adicionar um ingrediente que Brenda não dispensa: o conforto.

Eu sempre gostei de ter estilo, mas isso tem um preço quando se vive em uma cidade pequena.

Juh Almeida/Especial para o HuffPost Brasil
Além do projeto fotográfico "EuNua", Brenda também é dona da "Flô", marca que produz cafés extraídos a frio.

Quando prestou vestibular, decidiu estudar moda, mas, na Bahia, o curso só é oferecido em faculdades privadas, e sua família não podia pagar, muito menos mantê-la sozinha na capital. Apesar de determinada, ela vive com os pés no chão: decidiu, então, cursar Comunicação Social com ênfase em Rádio e TV na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, próximo à casa onde morava com os pais.

Na faculdade, apaixonou-se por fotografia, paixão esta que determinaria os rumos de sua vida dali para frente. "Quando comecei a estudar fotografia na faculdade, todos diziam que a professora era muito rígida e que só havia duas possibilidades: odiar ou se apaixonar pela matéria. Eu me apaixonei", lembra. Com a primeira bolsa de iniciação científica que recebeu como pesquisadora, comprou sua primeira câmera.

Toquei na câmera e era um jeito novo de ver as coisas. Nunca mais parei.

Juh Almeida/Especial para o HuffPost Brasil
A Flô é uma marca de bebidas artesanais criada por Brenda e sua companheira, Bruna.

Sua jornada com a fotografia, portanto, começou muito antes da formatura. Ainda na faculdade, Brenda começou a fotografar profissionalmente e aprimorar seu talento em cursos, oficinas e workshops. "Eu fotografava de tudo: natureza, casamento, formatura, grávidas, casais... mas eu sempre curti mesmo fotografar mulheres". Determinada a levar sua arte ao lugar onde queria que estivesse, em 2016 mudou-se de volta para Salvador a fim de ampliar seus horizontes, conhecer novas pessoas e investir na profissão.

O projeto de fotografia mais marcante de sua carreira até agora é o EuNua, um projeto de nu artístico que tem por objetivo fotografar mulheres reais. Os ensaios fotográficos são acompanhados de depoimentos que pessoalizam as modelos, mesclando imagem e história. "A ideia é que essas mulheres se vejam e se amem como são, e que as fotos conversem com a história delas".

O projeto deu muito certo: além da Bahia, Brenda fotografou mulheres em outros estados do nordeste e também em São Paulo. Agora, a ideia é ampliar o projeto para fotografar mulheres que lidam com algum tipo de transtorno psíquico e contar suas histórias.

A ideia é que essas mulheres se vejam e se amem como são, e que as fotos conversem com a história delas.

Juh Almeida/Especial para o HuffPost Brasil
Brenda saiu do interior e foi para a cidade grande, apostando naquilo que mais gosta: criar coisas novas.

Nos primeiros meses em Salvador, Brenda tentou se manter com o projeto e fotografando como freelancer, mas os entraves financeiros fizeram-na retornar ao mundo corporativo. Então, ela passou a trabalhar como produtora audiovisual. "A gente se prende muito a essa coisa de renda fixa porque é necessária, preciso pagar as contas e a arte nem sempre tem um retorno que supra as nossas necessidades. Mas o que eu quero mesmo, agora, é concentrar todas as minhas energias na Flô."

A Flô é uma marca de bebidas artesanais criada por Brenda e sua companheira, Bruna. A marca produz cafés extraídos a frio – sendo pioneira neste ramo na Bahia -, e chás naturais fermentados a partir de bactérias e cascas de fruta. "São bactérias do bem que fermentam bebidas saudáveis e que podem facilmente substituir os sucos industrializados e os refrigerantes, por exemplo."

É libertador, mas exige coragem.

Juh Almeida/Especial para o HuffPost Brasil
"Empreender é uma forma de se emancipar do mercado tradicional": É nisso que Brenda acredita.

As bebidas têm um processo de produção 100% artesanal gerido pelo casal de mulheres, que priorizam relações comerciais com outras mulheres: compram matéria-prima de produtoras mulheres, organizam feiras e oficinas em parceria com mulheres e têm o público alvo predominantemente feminino.

A ideia de empreender surgiu da falta de estímulo a trabalhar no mercado corporativo tradicional. "Empreender é uma forma de se emancipar do mercado tradicional, de experimentar coisas novas e colocar seus sonhos no seu trabalho. É libertador, mas exige coragem."

Coragem ela tem. E vai ainda mais longe.

Ficha Técnica #TodoDiaDelas

Texto: Nathali Macedo

Imagem: Juh Almeida

Edição: Andréa Martinelli

Figurino: C&A

Realização: RYOT Studio Brasil e CUBOCC

O HuffPost Brasil lançou o projeto Todo Dia Delas para celebrar 365 mulheres durante o ano todo. Se você quiser compartilhar sua história com a gente, envie um e-mail para editor@huffpostbrasil.com com assunto "Todo Dia Delas" ou fale por inbox na nossa página no Facebook.

Todo Dia Delas: Uma parceria C&A, Oath Brasil, HuffPost Brasil, Elemidia e CUBOCC.