COMIDA
13/10/2018 16:21 -03 | Atualizado 15/10/2018 16:08 -03

Batatas do McDonald's levam 4 ingredientes; veja como elas são feitas

Circulou na internet que McFritas tinham 19 ingredientes.

Dave Kotinsky via Getty Images

Não faz muito tempo que uma informação um pouco assustadora voltou a circular nas redes sociais: a batata do McDonald's teria 19 ingredientes, que incluíam um silicone não tóxico, antioxidantes, conservantes e até "sabor natural de carne" e leite hidrolisado.

As informações são verdadeiras, porém antigas. O vídeo do próprio McDonald's que circulou na internet é de 2015 e ele mostrou como suas famosas McFritas são feitas no Canadá.

As vendidas no Brasil, no entanto, são diferentes e passam por processos bem distintos das comercializadas na América do Norte, segundo o McDonald's do Brasil.

Ao HuffPost Brasil, a marca afirma que as batatas que são vendidas no Brasil contêm basicamente quatro ingredientes: batata, óleo vegetal, estabilizante e dextrose (molécula de glicose que mantém a coloração durante o processo produtivo.

A rede de fast-food explica que as McFritas não mudou seus ingredientes desde 2015 e são feitas na Argentina, "por ser um local de clima, solo e altitude favoráveis e adequados para a produção das batatas."

Como é feito o processo da produção das batatas?

As batatas são colhidas no período da safra, são estocadas em uma temperatura controlada, pré-selecionadas, lavadas e higienizadas.

Após esta seleção, elas são cortadas no formato "palito", passam por um processo de branqueamento para alcançar textura interna de purê e manter sua crocância.

Depois disto ela é pré-frita e congelada ainda no. No restaurante as batatas são imersas em óleo vegetal quente a 168°C e são fritas em 3 minutos e 10 segundos. Após a fritura, as batatas são salgadas e estão prontas para serem consumidas.

No Mc Donald's Brasil, mensalmente, são vendidas cerca de 3 mil toneladas de batatas.

No início do mês, o McDonald's divulgou um vídeo no Facebook de como a McFrita é feita.