COMIDA
11/10/2018 19:18 -03 | Atualizado 11/10/2018 19:18 -03

Como preparar um patty melt, o sanduíche mais subestimado dos nossos tempos

Ele é basicamente uma combinação de um hambúrguer e um queijo grelhado. Melhor impossível!

Será que sou só eu quem pensa assim, ou o patty melt realmente não recebe o reconhecimento que merece? Pão tostado com manteiga, queijo derretido, cebolas caramelizadas e carne bovina. Basicamente, é uma combinação de dois dos sanduíches mais populares dos Estados Unidos: um queijo grelhado e um cheeseburger.

O "New York Times" atribui a criação do patty melt ao restaurateur Tiny Naylor, que começou a servir o sanduíche no seu drive-in em Los Angeles na década de 1950. Sua neta Jennifer Naylor levou seu legado adiante, servindo o patty melt no restaurante Granita, de Wolfgang Puck, em Malibu na década de 1990, quando ela era a chef executiva da casa. Hoje o patty melt é encontrado em restaurantes de fast food, diners e lugares novos e descolados em todo o país.

Sim, você pode facilmente sair e e comer uma ótima versão do sanduíche que alguém terá preparado para você. Mas é igualmente fácil preparar um patty melt delicioso em casa.

Tudo começa com o pão. A escolha clássica é o pão de centeio, mas, na realidade, serve qualquer pão comum utilizado em sanduíches. Cozinhar a carne moída é bastante simples. Uma dica: não molde a carne em um formato de hambúrguer redondo. O melhor é moldá-lo numa forma que corresponde à de seu pão fatiado. Assim você comerá um pouco da carne a cada mordida.

Outra dica: não fique mexendo a carne na frigideira enquanto ela está fritando. Deixe-a a parada, isso a ajudará a formar uma crosta deliciosa.

Cebolas caramelizadas são essenciais para um patty melt. Para deixar as cebolas escurinhas e no ponto é preciso um pouco de tempo, mas vale a pena. Pessoalmente, gosto de cebola um pouco mais escura que a cebola caramelizada comum; fique à vontade para fritá-la até o ponto que você gostar mais. Você ganha pontos a mais se usar a mesma frigideira em que já fritou os hambúrgueres – as cebolas vão absorver um pouco do sabor delicioso da carne.

Quanto ao queijo, a opção tradicional é queijo suíço, mas nesta receita quero acrescentar um pouco mais de sabor, então optei por acrescentar um cheddar forte. Você vai precisar de duas fatias de queijo para cobrir cada fatia de pão, mas uma fatia também basta se for essa sua preferência (mas por quê? Afinal, seu objetivo com este sanduíche é alcançar a gostosura máxima).

Receita de Patty Melt

Rendimento: quatro sanduíches

Ingredientes

Para os hambúrgueres:

  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • ½ quilo de carne moída, dividida em quatro hambúrgueres
  • Sal kasher a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Para as cebolas caramelizadas:
  • 1 cebola grande fatiada
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de sal kasher

Para os sanduíches:

  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 8 fatias de pão de centeio
  • 8 fatias de queijo cheddar forte
  • 8 fatias de pão suíço

Modo de fazer

1. Frite os hambúrgueres: Aqueça o óleo numa frigideira grande em fogo médio-alto. Tempere os hambúrgueres com sal e pimenta do reino dos dois lados e frite, sem mexer, por dois a três minutos, até ficarem marrons; vire e frite do outro lado por mais dois a três minutos. Tire da frigideira e coloque de lado.

2. Prepare as cebolas caramelizadas: Ponha todos os ingredientes numa frigideira em fogo médio-baixo e refogue, virando de vez em quando, até a cebola amolecer e dourar (cerca de 25 minutos).

3. Prepare os sanduíches: Para cada sanduíche, comece com duas fatias de pão. Pegue duas fatias de queijo cheddar e rasgue-as para cobrir uma fatia de pão. Pegue duas fatias de queijo suíço e rasgue para cobrir a outra fatia de pão. Cubra com um quarto da cebola caramelizada.

4. Derreta uma colher de sopa de manteiga numa frigideira grande em fogo médio-baixo. Acrescente as fatias de pão preparadas, mexendo-as para que absorvam a manteiga derretida, conservando na frigideira até o queijo se derreter e o pão começar a ficar tostado. Acrescente um hambúrguer, feche o sanduíche, pressionando por cima com uma espátula, e mantenha na frigideira até estar dourado dos dois lados. Repita o processo com os ingredientes remanescentes até montar os outros sanduíches. Sirva.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.