POLÍTICA
08/10/2018 15:47 -03 | Atualizado 08/10/2018 19:06 -03

Dia do Nordestino: 6 ótimos recados para os xenófobos nas eleições 2018

"Beijos de luz pra vocês que falam mal do nordeste!"

Nordeste e nordestinos viraram mais uma vez alvo de preconceito explícito nas redes sociais na noite deste domingo (7), logo após a definição de um segundo turno entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Bolsonaro foi o candidato mais votado em 16 Estados brasileiros e no Distrito Federal, mas ficou atrás de Haddad em todos os 9 Estados do nordeste. Esse cenário fez com que a região fosse imediatamente colocada no fogo cruzado da polarização política que domina o País.

De forma semelhante ao que ocorreu nas eleições de 2014, quando a região também garantiu um segundo turno entre candidatos, com vitória posterior da petista Dilma Rousseff -, as redes sociais foram inundadas por mensagens de ódio e preconceito. Desta vez, feitas não por defensores de Aécio Neves (PSDB), mas sim de Bolsonaro.

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

No entanto, a onda xenófoba - que buscava também deslegitimar os votos da região, relacionando-os à falta de escolaridade e dependência do programa assistencial Bolsa Família – foi prontamente rebatida com mensagens de valorização da cultura nordestina, dados recentes sobre a educação na região, além de boas doses de deboche.

Coincidentemente, nesta segunda-feira (8), comemora-se o Dia do Nordestino. Nada melhor para este dia do que acompanhar acompanhar 6 respostas de nordestinos aos comentários xenófobos que invadiram as redes sociais.

1. O Ceará tem 82 das melhores escolas públicas do País.

2. OITENTA E DUAS.

3. As comidas e o forró. <3

3. Fuso horário é uma loucura...

4. Nordeste, grande campeão da Olimpíada Nacional de História em 2018.

Leia a matéria do site Brasil Escola aqui.

5. "Nordestino é quem tem alma forte."

6. O nordeste é lindo.

A arte original foi publicada pelo perfil da marca Velho Chico aqui.