POLÍTICA
07/10/2018 16:35 -03 | Atualizado 07/10/2018 16:49 -03

Paris, Helsinque, Roterdã: As cidades onde Ciro Gomes vai para o segundo turno

Em Paris, Ciro Gomes fica em primeiro lugar e Fernando Haddad, em segundo.

Nacho Doce / Reuters

Em terceiro nas últimas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PDT, Ciro Gomes está na liderança em algumas cidades fora do Brasil. Há registros em lugares da França, Suécia e Holanda.

Em Paris, ele tem 31,11% dos votos. Fernando Haddad, do PT, fica em segundo lugar, com 25,8% dos votos -- praticamente empatado com Jair Bolsonaro (PSL), que tem 25,1% dos votos.

Em Helsinque, Ciro está no segundo turno, segundo a página do candidato. De um total de 370 votos válidos, ele tem 104. Bolsonaro, 128. O terceiro mais votado é Haddad, com 45 votos.

O cenário se repete em Roterdã, na Holanda, de acordo com boletins obtidos pela página. Em Berlim, de acordo com o jornal O Tempo, Ciro também tem maioria dos votos - 34,8% dos votos. Na Nova Zelândia, de acordo com o Correio Braziliense, o segundo turno seria entre Ciro e Bolsonaro. O candidato do PSL sai na frente, com 140 votos, Ciro tem 89.

Essa contagem de votos não é ilegal, mas não tem validade. O Tribunal Superior Eleitoral explica que os boletins são divulgados em um quadro de avisos para que os eleitores e fiscais de partidos possam auditar o resultado das eleições.

É possível checar a veracidade dos boletins. Basta conferir os resultados no aplicativo para celular Boletim na Mão, do TSE, com a leitura do QR Code impresso no boletim. A consulta, no entanto, só estará disponível após a totalização de todas as urnas no Brasil e no exterior.