POLÍTICA
07/10/2018 20:48 -03 | Atualizado 08/10/2018 03:07 -03

Kim Kataguri é eleito deputado federal em São Paulo

Líder do MBL recebeu cerca de 458 mil votos neste domingo (7).

Reprodução/Instagram

Kim Kataguri, líder do MBL (Movimento Brasil Livre), se elegeu como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Com 98% das urnas apuradas no estado, o candidato pelo DEM (Democratas) foi o 4° mais votado (458.243 votos) neste domingo (7).

Aos 22 anos, Kim é um dos deputados mais novos no Congresso. Ganhou notoriedade em 2015 ao co-fundar e coordenar o MBL, que atuou em todo o processo de impeachmente de Dilma Rousseff, em 2016.

No Twitter, Kataguri comemorou os resultados mesmo antes de sair os números consolidados:

Em maio de 2015, Kim liderou a marcha para Brasília para pressionar parlamentares para o impeachment de Dilma. No mesmo ano, Kataguri foi classificado com um dos jovens mais influentes do mundo.

Neste ano, Kataguri se esforçou para manter a força do MBL, um dos maiores movimentos liberais modernos, após o Facebook retirar do ar centenas de páginas e contas vinculadas ao MBL que disseminavam "fake news".

A rede social afirma que contas foram removidas com base no código de autenticidade da rede, porque "escondiam das pessoas a natureza e origem de seu conteúdo" e tinham o propósito de gerar "divisão e espalhar desinformação".

Kim Kataguri formou campanha junto com Arthur Mamãe Falei, youtuber e também integrante do MBL.