POLÍTICA
07/10/2018 11:16 -03 | Atualizado 07/10/2018 12:03 -03

Geraldo Alckmin chega para votar e é recebido por aplausos em São Paulo

Esta é a segunda vez que Alckmin se candidata à Presidência. Atualmente, ele está com 8% das intenções de voto.

ALEXANDRE SCHNEIDER via Getty Images
Geraldo Alckmin vota em colégio eleitoral em São Paulo.

Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, votou na manhã deste domingo (7) em colégio eleitoral no Morumbi, zona sul de São Paulo. Ele chegou ao local de votação ao lado de sua esposa, Lu Alckmin, e do candidato do PSDB ao Senado, Floriano Pesaro.

O candidato do PSBD foi recebido com aplausos ao chegar no colégio eleitoral. Segundo o UOL, um grupo de cerca de 30 militantes aplaudiram Alckmin. Ao chegar na sala de votação, o presidenciável cumprimentou os mesários e posou para fotos.

ALEXANDRE SCHNEIDER via Getty Images
Geraldo Alckmin vota em São Paulo.

Em seguida, o candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria, e a candidata ao Senado pelo mesmo partido, Mara Gabrili, chegaram ao colégio eleitoral. Ambos votam no mesmo local.

"Hoje é o dia maior da democracia. Não há poder legítimo que não seja através da liberdade, democracia – o grande valor, o grande princípio é o governo do povo. Portanto, hoje quem fala é o eleitor. A nós, cabe aguardar o resultado das urnas com muita confiança", declarou, segundo a Agência Brasil.

Esta é a segunda vez que Geraldo Alckmin se candidata à Presidência. Em 2006, foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

Geraldo Alckmin nas pesquisas de intenção de voto

SIPA USA/PA Images
Geraldo Alckmin em caminhada pelo centro de São Paulo, em 5 de outubro.

Esta campanha eleitoral não foi favorável para Geraldo Alckmin (PSDB). Ex-governador de São Paulo -- durante 4 mandatos -- , ele não atingiu grande parcela das intenções de voto em 2018. O máximo que atingiu, segundo pesquisas de intenção de voto, foi cerca de 10% do eleitorado.

O Ibope divulgou na noite deste sábado (6), véspera das eleições, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. O candidato do PSDB aparece em quarto lugar, com cerca de 7% das intenções de voto. Quando se excluem votos brancos, nulos e indecisos, o total de votos válidos, Alckmin aparece com 8% as intenções de voto.

Segundo o instituto, desde a última pesquisa divulgada na quarta-feira (3), o primeiro colocado, Jair Bolsonaro (PSL), cresceu 4 pontos, enquanto Fernando Haddad (PT), em 2 lugar, oscilou 1 ponto para baixo, segundo votos totais. Veja o resultado completo da pesquisa.

Já segundo a pesquisa Datafolha, também divulgada na noite deste sábado (6), o candidato do PSDB oscilou para cima, com 8% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PSL) oscilou um ponto para cima, e chegou a 40% dos votos válidos; o segundo colocado, Fernando Haddad se manteve estável, com 25% dos votos válidos. Veja o resultado completo da pesquisa.