POLÍTICA
07/10/2018 09:29 -03 | Atualizado 07/10/2018 09:45 -03

Com esquema de segurança reforçado após atentado, Jair Bolsonaro vota no Rio

O candidato afirmou que fará um "governo para todos" e fez um aceno à vitória já no primeiro turno das eleições.

Pilar Olivares / Reuters
Candidato à Presidência pelo PSL, chegou para votar em colégio eleitoral em Deodoro, na Zona Oeste do Rio.

A corrida eleitoral para o 1º turno das eleições 2018 começou. O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), votou na Escola Municipal Rosa da Fonseca, dentro da Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio, ao lado do filho Flávio Bolsonaro, pela manhã deste domingo (7). O candidato chegou ao local de votação sob forte esquema de segurança.

O candidato deixou de fazer campanha nas ruas após sofrer um atentado a faca e ficar 23 dias hospitalizado. Até o momento, ele segue em recuparação e usa uma bolsa de colostomia após passar por cirurgia reparatória na região do abdomen.

Segundo o G1, Bolsonaro chegou às 8h55 à zona eleitoral, seguido por esquema de segurança em meio a multidão de pessoas. Antes de votar, o candidato cumprimentou mesários e posou para fotos.

Flávio Bolsonaro, filho do candidato, o acompanhou até a cabine de votação. Flávio atualmente é candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro.

MAURO PIMENTEL via Getty Images
O candidato afirmou que "dia 28 é praia" a jornalistas presentes no local.

Segundo o UOL, após registrar seu voto, o candidato afirmou a jornalistas que "dia 28 é praia", em referência à data prevista para as votações de segundo turno e que é "diferente dos demais que estão aí".

O local de votação do candidato também foi submetido a um sistema rígido de revista dos jornalistas que acompanharão a votação, o que ocasionou em longas filas para aqueles que esperavam para votar.

O candidato ainda afirmou que fará um "governo para todos, independente de religião. Até quem é ateu". E fez um aceno à vitória já no primeiro turno. "Dá para fazermos isso, tem muita gente indecisa ainda", afirmou, ainda segundo o UOL.

Líder nas pesquisas eleitorais

MAURO PIMENTEL via Getty Images
Segundo Ibope, Jair Bolsonaro (PSL) tem 36% das intenções de voto.

O Ibope divulgou na noite deste sábado (6), véspera das eleições, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República.

Segundo o instituto, desde a última pesquisa divulgada na quarta-feira (3), o primeiro colocado, Jair Bolsonaro (PSL), cresceu 4 pontos, enquanto Fernando Haddad (PT), em 2 lugar, oscilou 1 ponto para baixo, segundo votos totais.

Jair Bolsonaro (PSL) continua na frente; ele tinha 32% e agora aparece com 36% das intenções de voto. Atrás dele, em 2º lugar isolado, está Fernando Haddad (PT), que oscilou um ponto para baixo: de 23% foi para 22%.

Já segundo a pesquisa Datafolha, divulgada também na noite deste sábado (6), Jair Bolsonaro (PSL) oscilou um ponto para cima, e chegou a 40% dos votos válidos; o segundo colocado, Fernando Haddad se manteve estável, com 25% dos votos válidos. Em um eventual segundo turno, também segundo a pesquisa, os candidatos estão tecnicamente empatados.