COMIDA
03/10/2018 11:17 -03 | Atualizado 03/10/2018 11:18 -03

Como conservar queijos: Você provavelmente está fazendo isso errado

Apesar do senso comum, não se deve consumir queijos logo após serem retirados da geladeira. Isso compromete sua textura, aroma e sabor, segundo especialistas.

A fabricante dos produtos Regina, Barbosa & Marques, separou algumas dicas importantes de como manusear e guardar diferentes queijos.
Getty Images/iStockphoto
A fabricante dos produtos Regina, Barbosa & Marques, separou algumas dicas importantes de como manusear e guardar diferentes queijos.

A primavera chegou e as altas temperaturas já começaram a aparecer. Com isso, alguns cuidados com os queijos devem ser tomados para que eles durem por mais tempo e não percam sabor e qualidade.

A fabricante dos produtos Regina, Barbosa & Marques, separou algumas dicas importantes de como manusear e guardar diferentes queijos. Veja:

1. Mantenha-os sob refrigeração, com ressalvas

No momento do consumo, os queijos devem estar em temperatura ambiente. "Consumir queijo em baixa temperatura inibe a percepção de textura, aroma e sabor, transformando por completo a sensação agradável de consumir o alimento", pontuam especialistas em queijos da marca.

2. O que vai (e não vai) para a geladeira

Getty Images/iStockphoto

Apenas queijos macios e cremosos devem ser consumidos logo após a geladeira. Queijos firmes e duros, se for uma porção pequena, podem ficar até dois dias fora da geladeira.

Para porções maiores destes queijos, recomenda-se cortar um pedaço, envolver em papel alumínio, e colocá-lo sob refrigeração e só retirá-lo, no mínimo 30 minutos antes do consumo.

3. Como armazenar

De maneira geral, os queijos podem ser guardados na embalagem original. Após abertos, o ideal é transferi-los para um recipiente com tampa.

Queijos fatiados ou picados podem ser guardados em um recipiente de plástico com tampa na geladeira, mas não esqueça de verificar a data de validade após a abertura da embalagem original.

4. O dilema dos queijos frescos

Getty Images/iStockphoto

Queijo minas provoca muitas dúvidas dos consumidores. O Minas Frescal deve ter a embalagem original e o soro descartados e, em seguida, deve ser colocado em uma queijeira e mantido sob refrigeração. "

"A cada momento que for servido, deverá ser desprezado o soro e, assim que terminar de ser servido, deve voltar imediatamente para a geladeira, pois, por ser um queijo fresco, quanto mais tempo ficar armazenado em geladeira, mais garantido será o seu frescor e sabor", dizem especialistas.

O segredo de conservação do queijo Minas Frescal é tirá-lo do refrigerador o menor tempo possível.

5. De olho no rótulo

Por fim, é importantíssimo verificar a informação impressa no rótulo que diz: "consumir em até... dias".

Essa nova validade é a garantia de um produto saudável definida pelo laticínio, período em que sua textura, sabor e aroma permanecem intactos. Saúde em primeiro lugar!