27/09/2018 18:38 -03 | Atualizado 11/10/2018 17:48 -03

Mudando a sociedade com muito estilo

Consumidores procuram roupas que não são apenas estilosas - mas que trazem benefícios a todos os envolvidos na cadeia de produção.

A moda não tem apenas a ver com o look que você veste - ela se relaciona, também, com o estilo de vida das pessoas. Mais do que nunca, consumidores procuram roupas que não são apenas estilosas - mas que trazem benefícios a todos os envolvidos na cadeia de produção.

Seja por meio do reaproveitamento de materiais que seriam jogados fora, pela capacitação de trabalhadores, ou pelo fortalecimento de comunidades da periferia, diversas iniciativas procuram melhorar a sociedade - claro, com muito estilo. Conheça três projetos super interessantes.

Original Favela, o brechó da periferia paulista

Divulgação: Favela

Criado por duas amigas, o brechó Original Favela nasceu quando Iris Ingrid, moradora de Embu das Artes (Grande São Paulo), decidiu vender algumas de suas roupas. Postou as ofertas na internet e teve tanto sucesso que resolveu se dedicar a essa atividade. Junto da amiga e sócia Anne Oliveira, garimpa diversos brechós em sua cidade e em Mogi das Cruzes (também em São Paulo) e leva os melhores achados à sua conta do Instagram.

Ali, a dupla não apenas posta as peças, mas produz verdadeiros ensaios de moda, com fotos e modelos cheios de estilo. De tão bem-sucedido, o projeto até já deu origem à sua própria festa e a um festival de música, realizado pela primeira vez em 2017. De look em look, o Original Favela ajuda a fortalecer a identidade das periferias urbanas e a mostrar que a moda não se resume às grandes grifes.

Ponta Firme, uma segunda chance para detentos

Divulgação: Ponta Firme

Quando o estilista Gustavo Silvestre começou a dar aulas de crochê em uma penitenciária de Guarulhos (Grande São Paulo), não imaginava que o trabalho dos detentos acabaria na São Paulo Fashion Week. Foi justamente isso o que aconteceu em 2018. O projeto Ponto Firme apresentou 20 criações dos alunos de Silvestre, que começaram produzindo tapetes para banheiro.

O curso básico dura 72 horas. Além de aprenderem um ofício, os participantes têm um dia descontado da pena a cada 12 horas de trabalho. O sucesso do Ponto Firme motivou Silvestre a expandir a ideia. Ele pretende ministrar as aulas em outros presídios e ampliar o número de alunos. De ponto em ponto, os detentos aprendem a reencontrar a autoestima.

Kitecoats, os casacos feitos a partir de pipas

Divulgação: Kitecoat

O kitesurf é um esporte que depende basicamente de duas coisas: do vento (que dá o "empurrão" para que o praticante possa deslizar pelas águas) e da pipa (ou kite, como os adeptos chamam, que é responsável por aproveitar a força do ar em movimento). Por isso, os adeptos dessa modalidade acabam desenvolvendo uma relação afetiva com suas pipas, companheiras de centenas de dias de voos e danças aéreas.

No entanto, quando a pipa deixa de ser usada, costuma ficar guardada e esquecida em algum canto. Os kitesurfistas não conseguem se desfazer do material, apesar de não usarem mais o acessório. Alexandre Rezende e Paula Lagrotta tiveram uma ideia. Depois de perceberem que seus colegas velejadores não faziam nada com suas pipas usadas, decidiram fazer jaquetas com o material encostado.

Surgiu assim o projeto Kitecoat, uma iniciativa que se baseia no chamado upcycling - uma maneira de reaproveitar materiais descartados para usos diferentes dos originais. Uma pipa típica usada no kitesurf pode demorar 300 anos para se decompor na natureza. Mas cada uma rende até três "kitecasacos".

A dupla vende as peças para a comunidade de praticantes do esporte de vento, mas também tem uma página no Facebook onde disponibiliza os produtos aos demais interessados. Os kitecoats pegam carona nos bons ventos da mudança na moda e criam peças para quem gosta de um estilo único.

SOBRE PODER DAS ROUPAS

Como uma roupa pode mudar o seu olhar sobre alguém? E como um estilo de se vestir pode mudar você mesmo? O Huff Post Brasil, em parceria com Comfort, traz "O Poder das Roupas": um canal com conteúdo sobre sustentabilidade, moda e inspiração para quem quer mudar seu estilo de forma leve, inteligente e alinhada com a saúde do meio ambiente.