COMIDA
27/09/2018 18:02 -03 | Atualizado 27/09/2018 18:07 -03

Frito ao poché: 6 maneiras fáceis de preparar ovo

Para amantes de ovos ou para quem não tem outra opção na geladeira mesmo.

Sejamos claros aqui: ovo é prático, barato, nutritivo, versátil e muito gostoso.

Para os amantes raiz da iguaria, decidi dar o passo a passo de como preparar ovo, desde o frito ao ovo poché (meu favorito).

Ovo frito

Nível de dificuldade: absurdamente fácil.

Se você é daqueles que não sabem "nem fritar ovo", não se desespere. Apenas pegue uma frigideira antiaderente, coloque um pouquinho de óleo (ou manteiga, ou óleo de coco ou azeite), ascenda o fogão e coloque o ovo. Não precisa mexer. Pode colocar a tampa em cima para cozinhar mais rápido -- se preferir a gema mole, fique esperto para não passar do ponto. Ponha uma pitada de sal e de pimenta a gosto e pronto!

Ovo cozido

Nível de dificuldade: muito fácil

Ovo cozido é prático para levar como marmita ou lanchinho. Também pode ser usado no arroz, na farofa, na carne etc.

Para fazê-lo, basta colocar água em uma panela (mais ou menos na metade) e esquentar no fogo. Quando a água ferver, você coloca o ovo com casca e tudo dentro da panela e espere. O tempo de espera depende do quanto você quer cozinhar seu ovo. Por exemplo, após cerca de 7 minutos, a clara está cozida e a gema está mole. Após cerca de 13 minutos, o ovo está completamente cozido.

Dica: faça um pequeno furinho com uma agulha no ovo antes de cozinhá-lo. A tática facilita tirar a casca após o processo.

Ovo mexido

Nível de dificuldade: moderado (para iniciantes)

Confesso que já errei algumas vezes. Mas aprendi uma receita simples: separe três ovos, 3 colheres de sopa de leite, uma colher de sopa de manteiga derretida e 1 colher de café de sal. Bata com um garfo os ovos, adicione o leite, a manteiga e o sal. Mexa bem, de preferência com um batedor de arame.

Coloque a mistura em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, e não deixe de mexer até ficar com uma consistência de mingau. Retire do fogo e sirva imediatamente.

Dica: se você gosta de queijo, adicione uma colher de sopa de queijo cottage, fica ainda mais cremoso.

Omelete

Nível de dificuldade: fácil

Não tem mistério: utilize de dos a três ovos. Bata em um recipiente com sal e pimenta a gosto por alguns minutinhos (quanto mais você bater com um batedor de arame ou garfo, mais fofinho vai ficar). Despeje em uma panela antiaderente com um pouquinho de óleo, manteiga ou azeite e tampe. Fique de olho para não queimar e vire com uma espátula para dourar o outro lado.

Dica: você pode turbinar seu omelete colocando queijo prato, cottage ou mussarela mesmo, ralada ou em pedacinhos. Também pode acrescentar legumes ou presunto.

Ovo quente

Nível de dificuldade: ridículo de fácil

Assim como o ovo cozido, você vai repetir o mesmo processo (sem o furinho), mas o truque é tirar antes. Após a água ferver, coloque o ovo cru e espere cerca de 4 minutos. Coloque naquele porta-ovo e quebre com cuidado a parte de cima com uma colher de chá. Aí é só aproveitar e comer de colherzinha.

Ovo poche

Nível de dificuldade: moderado (mas dá pra fazer!)

Ovo poché é uma alternativa saudável para quem ama ovo, pois não vai óleo, e a gema fica bem molinha.

Pegue uma panela e coloque água pela metade, coloque para ferver com duas a três colheres cheias de vinagre. Espere formar aquelas bolhinhas, um pouco antes de começar a ferver. Quebre o ovo em um recipiente a parte, sem estourar a gema.

O pulo do gato é pegar uma colher e mexer água da panela até formar literalmente um redemoinho. Coloque com cuidado o ovo no centro desse redemoinho, sem mexer nele. Espere 3 minutos e retire o ovo da panela com ajuda de uma escumadeira. Coloque a bola branca fofinha que se formou em um guardanapo ou papel toalha para secar e pronto! Só colocar sal e pimenta a gosto e aproveitar.