27/09/2018 18:02 -03 | Atualizado 01/11/2018 21:10 -03

Dicas para cuidar bem das roupinhas do seu bebê

Peças mal-lavadas podem causar alergias e coceiras.

Shutterstock

A pele dos bebês é muito sensível, toda mãe e todo pai sabem. Além dos cuidados normais que toda criança exige, é preciso também prestar muita atenção às roupinhas. Peças mal-lavadas podem causar alergias e coceiras - e incomodar os pequenos e pequenas. Um dos principais problemas enfrentado pelas mães e pais é a chamada dermatite de contato, uma irritação que causa coceira e vermelhidão.

Quando a criança está incomodada por causa das roupas, isso afeta diretamente o bem-estar dela. E o dos pais, é claro. Por isso, é preciso prestar bastante atenção em quais produtos você está usando, a maneira pela qual manuseia as peças e evitar substâncias químicas em excesso. Veja a seguir algumas dicas para que seu bebê fique ainda mais confortável e feliz com as roupinhas.

Amaciante: usar ou não?

Algumas pessoas têm medo de usar amaciante na hora de lavar a roupinha dos filhos porque acreditam que pode fazer mal, mas isso é um mito. Quer dizer, desde que você use o produto correto.

É importante que as mamães e os papais procurem produtos que tenham passado por testes dermatológicos e que sejam comprovadamente seguros para bebês e pessoas de pele sensível, como é o caso do Comfort Puro Cuidado. Ele não contém perfume encapsulado nem corante, garante a maciez e suavidade que esse público necessita, além de ser dermatologicamente testado. Assim, faz com que as roupinhas durem muito mais, sem prejudicar a pele do seu bebê.

Lave as roupas do bebê separadamente

Nossas roupas podem conter sujeiras que trazemos da rua e que podem incomodar o bebê. Então, o melhor a fazer é lavar as roupas das crianças em levas separadas. Assim, elas não entram em contato com as peças dos adultos.

Lave antes de vestir

Muita gente adora estrear roupa nova logo de cara. Mas é preciso cuidado quando se trata do seu pequeno. Roupas novas podem acumular poeira, resíduos e outras substâncias que causam alergias. Então, é fundamental passar qualquer peça na máquina antes de vestir o bebê.

Para as grávidas, vale a seguinte dica: a partir da trigésima semana de gestação, comece a tirar das embalagens todas as peças que você comprou ou ganhou, para lavá-las e prepará-las com calma para a chegada do bebê.

Comece pelas peças de menor tamanho e pelas roupas de cama, pois essas serão as primeiras a serem usadas. Na hora de lavar na máquina itens mais delicados, como touquinhas, meias e babadores (além das roupas feitas em crochê), programe sua máquina para o ciclo de roupas delicadas. Assim, você preserva essas peças por mais tempo.

Use apenas produtos recomendados para bebês

O Omo Puro Cuidado foi desenvolvido especialmente para a lavagem das roupas do seu bebê. Siga sempre as recomendações da embalagem, e opte por ciclos de lavagem para roupas delicadas. Após o ciclo, utilize Comfort Puro Cuidado no último enxágue para amaciar, cuidar e ainda deixar aquele cheirinho delicado de roupinha de bebê. Evite sprays e produtos para ajudar a passar a roupa.

Secagem

Lave as roupas em dias quentes e de sol, para que elas sequem o mais rápido possível, de preferência no mesmo dia. Isso evita a proliferação de agentes que podem causar alergia e irritações na pele do bebê. Na hora de guardar, não se esqueça também de limpar muito bem com um pano úmido a área reservada para as peças - seja uma cômoda, um roupeiro ou mesmo uma parte do seu guarda-roupa.

Até quando?

Caso o bebê tenha a pele normal, os cuidados redobrados devem ser mantidos por pelo menos seis a oito meses. Agora, se o seu bebê tem a pele sensível e mais propensa a alergias, é melhor manter esses cuidados durante a infância - até sete, oito anos, mais ou menos. Sempre que você tiver qualquer dúvida, consulte seu pediatra.

SOBRE PODER DAS ROUPAS

Como uma roupa pode mudar o seu olhar sobre alguém? E como um estilo de se vestir pode mudar você mesmo? O Huff Post Brasil, em parceria com Comfort, traz "O Poder das Roupas": um canal com conteúdo sobre sustentabilidade, moda e inspiração para quem quer mudar seu estilo de forma leve, inteligente e alinhada com a saúde do meio ambiente.