MULHERES
25/09/2018 17:39 -03 | Atualizado 25/09/2018 17:51 -03

Sim, uma loja realmente fez uma fantasia de Halloween de 'Conto da Aia' sexy

Não pegou nada bem.

Você tinha curiosidade de saber como seria uma fantasia sexy de "Conto da Aia", por acaso?

A Yandy, uma loja de fantasias norte-americana, trouxe a resposta.

A empresa de moda feminina que todo ano, sem falhar, põe à venda fantasias de Halloween risivelmente "sexies", se superou desta vez. A grife lançou recentemente uma fantasia de capa vermelha e touca branca baseada na série de TV feminista e distópica O Conto da Aia, pelo preço nada risível de US$64,95 (o equivalente a R$265,19 reais).

As mulheres que usam as capas vermelhas no seriado, baseado no romance O Conto da Aia de Margaret Atwood, de 1985, são tudo menos sexy. As aias da história são mulheres capturadas por um governo militante e misógino para, essencialmente, serem utilizadas como escravas sexuais e incubadoras de bebês para casais de alto poder aquisitivo.

Por tudo isso, não surpreende que essa fantasia, especificamente, não tenha sido muito bem recebida.

("Todo ano no Halloween eu penso 'sabe quem é horrível? A Yandy'. E todo ano comprovo que tenho toda razão", escreveu o usuário do Twitter John Lam, compartilhando uma foto da fantasia.)

Menos de um dia depois de a fantasia controversa aparecer online com o nome "Brave Red Maiden Costume" (Fantasia de Corajosa Donzela Vermelha), a Yandy a tirou de seu site e pediu desculpas. Em comunicado escrito em seu site, a empresa disse que a inspiração da fantasia surgiu depois de ela ter "testemunhado seu uso nos últimos meses como imagem poderosa de protesto".

Leia abaixo a íntegra do comunicado da Yandy:

A Yandy sempre se posicionou na vanguarda do esforço de incentivar nossas clientes a "assumir seu lado sexy", e vai continuar a fazê-lo. Incentivamos nossas clientes a se sentirem bem na própria pele, independentemente de quem sejam ou do que optem por vestir. Nossa ideologia corporativa tem suas raízes no empoderamento feminino e no empoderamento de gênero como um todo.

Nas últimas horas ficou claro que nossa "Fantasia Yandy de Corajosa Donzela Vermelha" está sendo vista como símbolo da opressão das mulheres, em lugar de expressão do empoderamento feminino. É lamentável, já que não foi essa nossa intenção em qualquer nível. Nossa inspiração original para criar essa peça veio por termos testemunhado seu uso nos últimos meses como imagem poderosa de protesto.

Em vista da reação sincera e sentida, substanciada por diversos relatos pessoais que nos chegaram, estamos tirando a fantasia de nosso site.

É claro que o pedido de desculpas da empresa não impediu muitos usuários do Twitter de tirarem sarro da fantasia bizarra. Desça com o cursor para ver mais reações.

(Hoje: Fantasia de Piriguete Conto da Aia. Amanha: Piriguete Aquecimento Global.)

(Ótima descrição dessa fantasia ruim. "Todas as mulheres são escravas sexuais. Porém...")

(Neste Halloween vou me fantasiar de desespero existencial)

(Fantasia de Conto da Aia Piriguete foi a progressão natural das coisas.)