COMPORTAMENTO
25/09/2018 12:19 -03 | Atualizado 25/09/2018 12:19 -03

5 motivos pelos quais suas plantas estão ficando amarelas

Em outras palavras, a sua planta está doente.

Vladimir1965 via Getty Images
A clorose é um sinal de que a planta está doente.

Há vários motivos por que as folhas da sua planta estão ficando amareladas. Mas, uma coisa é certa, a clorose é um sinal que as coisas não estão muito bem com a plantinha. Isso porque ela não está produzindo tanta clorofila quando deveria, o que quer dizer que a fotossíntese está deficiente.

Em outras palavras, a sua planta está doente e é preciso entender quais são as causas mais comuns desse desequilíbrio. Pois, se ela não está se alimentando bem e nem produzindo energia suficiente, é muito provável que ela possa morrer.

Listamos as 5 principais causas que podem afetar a sua planta:

1. Fungos e pestes

As manchinhas e pequenos furinhos na borda da folha podem indicar que ela está sendo alvo de insetos e fungos. Para combate-los, experimente trocar a muda de vaso, adicionar adubos e nova terra. Ainda, retire as folhagens estragadas e não deixe qualquer resto de vegetal doente no pote.

2. Muita água

A rega exagerada pode ser um problema. Preste atenção na umidade da terra que está no vaso. Se for necessário, adicione mais terra seca.

3. Pouco sol

A luz solar é extremamente necessária para a saúde das plantas. Troque a muda de lugar e teste em um ambiente com maior claridade.

4. Desidratação

Assim como o exagero de água, a falta dela é um sério problema. Novamente, preste atenção na terra que absorve as raízes de sua planta. Se for o caso, aumente o número de regas por semana e observe o desenvolvimento.

5. Falta de nutrientes

As plantas precisam de pelo menos 13 nutrientes essenciais que elas conseguem através do solo. Entre eles, a deficiência do potássio, nitrogênio, cálcio, zinco, ferro e magnésio podem estar deixando suas plantas amareladas. Experimente adicionar compostos orgânicos ricos em nutrientes misturados à terra.