COMIDA
24/09/2018 11:02 -03 | Atualizado 24/09/2018 11:06 -03

O que é leite de aveia? Tudo sobre a nova alternativa ao leite de vaca

O hype em cima desse novo produto é tão grande que ele está em falta. Tudo o que você precisa saber sobre o leite de aveia.

belchonock via Getty Images

Nos anos 1990, uma empresa chamada Oatly foi fundada na Suécia. Rickard Öste, fundador da empresa, descobriu que combinando aveia, água e um pouquinho de óleo de canola ele produzia uma alternativa ao leite que era cremosa, naturalmente adocicada, sem lactose e sem glúten. O resto da Europa aderiu rapidamente e, 25 anos depois, chegou a vez dos Estados Unidos.

A mania do leite de aveia entre os americanos começou há um ano e meio. O auge foi no verão deste ano – os lattes perfeitos e sem lactose viraram um hit --, e os baristas e supermercados logo se tiveram de lidar com a falta do produto.

Enquanto a Oatly e outras empresas se viram para atender a demanda crescente, vamos responder às perguntas que não querem calar: o que é o leite de aveia, afinal, por que ele é tão delicioso e faz tão bem? Examinemos.

Por que as pessoas gostam tanto de leite de aveia

Quando os leites vegetais são produzidos em massa, já são muito bons em termos de qualidade. Mas isso significa muitas tentativas e erros para aperfeiçoar a consistência e o sabor de produtos como leite de soja, de coco e de amêndoa. Também há a adição de vários ingredientes – e nem todos eles são supersaudáveis.

O leite de aveia, por outro lado, é naturalmente saboroso: a aveia é fibrosa e absorve água com mais facilidade que as nozes, o que resulta numa consistência cremosa. Além disso, a aveia é ligeiramente doce, o que só aumenta o fator delícia desse novo produto.

Várias companhias produzem leite de aveia, mas a Oatly é de longe a mais popular. A nutricionista Lisa Hayim, de Washington, diz que o marketing da empresa também ajuda: as embalagens são muito bonitinhas. "Sou nutricionista e fico frustrada com modas e o marketing direcionado a consumidores inocentes, mas não neste caso", afirma Hayim.

Sim, leite de aveia faz bem

Por que a moda do leite de aveia não é um problema para Hayim? Porque, além de saboroso, ele é cheio de nutrientes.

"É uma excelente adição ao concorrido setor de leites vegetais, por causa da composição nutricional única", explica ela. "O leite de aveia tem pouca gordura, um pouco de carboidratos e um pouquinho de proteína. Alguns dos carboidratos vêm das fibras, e esse tipo específico de fibra pode ajudar a baixar o colesterol."

Além disso, o fato de a aveia ser naturalmente adocicada significa que não é necessário adicionar açúcar. É o sonho de todo nutricionista.

E você pode fazer leite de aveia em casa, como mostra este vídeo:

Também tem em português:

Será que o leite de aveia é a melhor alternativa ao leite tradicional?

E os leites de coco, amêndoa e soja? Será que devemos trocá-los pelo leite de aveia? Hayim sugere cautela, dizendo que cada uma dessas alternativas vegetais tem suas qualidades.

"Não há um 'melhor' e um 'pior', mas sim diferenças de composição dos macronutrientes", explica ela. "O leite de soja tem uma boa quantidade de proteína, que além disso é similar à encontrada no leite de vaca. O de amêndoa (ou outros à base de nozes) são produzidos com nozes ou sementes, compostos essencialmente de gordura. Dependendo da diluição, é provável que o teor de gordura do leite de amêndoa contenha mais gordura que o de aveia. O leite de coco também terá mais gordura, mas gordura saturada."

Não há dúvidas que diversidade é essencial quando se trata de nutrição, mas também é importante notar que o leite de aveia pode ser uma opção mais sustentável. A produção de amêndoas exige seis vezes mais água que a de aveia, segundo a organização Water FootPrint Network. Além disso, os alérgicos vão gostar de saber que a maioria dos leites de aveia não contém glúten (mas confira a embalagem!).

O leite de aveia pode ser encontrado nas geladeiras dos supermercados ou também em versão que não precisa ser mantida em geladeira. Um lembrete: este segundo tipo costuma ter mais ingredientes, embora nem sempre seja o caso. Vale a recomendação de sempre: ler embalagens com atenção.

Como tudo na vida, não é bom exagerar. O leite de aveia contém carboidratos, que se transformam em açúcar. Mas curta aquele latte com leite de aveia – ele faz bem para você e para o meio ambiente.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.