NOTÍCIAS
21/09/2018 01:15 -03 | Atualizado 21/09/2018 01:20 -03

Quem é Joyce Ribeiro, a jornalista negra que comandou o #DebateAparecida

A postura dela foi elogiada nas redes sociais.

A jornalista ocupa a bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura, desde abril.
Reprodução
A jornalista ocupa a bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura, desde abril.

No debate entre os presidenciáveis desta quinta-feira (20), transmitido pela TV Aparecida, outra presença, que não foi a dos políticos, chamou atenção.

A postura da jornalista Joyce Ribeiro foi elogiada nas redes sociais. "Segura" e "equilibrada" são apenas alguns dos adjetivos usados para se referir à jornalista.

Ela é uma das poucas mulheres que já mediaram um debate entre os candidatos à Presidência. E a sua presença nesse espaço se tornou ainda mais simbólica na noite de hoje.

A jornalista ocupa a bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura, desde abril, mas foi convidada pela CNBB para participar da mediação.

Antes de apresentar o jornal, Joyce trabalhou por mais de 12 anos na SBT em diversos programas. O último foi como âncora do PrimeiroImpacto, em que dividia a tela com Dudu Camargo. A dupla se envolveu em um embate quando Joyce alfinetou Camargo ao dizer que "jornalismo não deveria ser tratado como espetáculo". Como resposta, ele declarou que era mais eficiente que a jornalista em dar audiência para o programa.

De acordo com Ribeiro, a demissão da emissora não gerou mágoas e foi um incentivo para buscar novos desafios. Durante o desemprego, a jornalista contribuiu para o livro Deixa Enrolar: A História dos Cachos e Crespos no Brasil.

Sobre a representatividade de jornalistas negros na televisão, Joyce argumenta que "a questão racial faz a gente perder talentos e desperdiçar mentes brilhantes em todas as áreas."

"Eu vivi e vivo na pele essa situação. Não adianta eu dar uma palestra numa faculdade e dizer aos alunos que eles precisam se esforçar para aprender e lutar por seus objetivos, sendo que o mercado está fechado para eles única e exclusivamente porque eles têm a pele negra", disse em entrevista ao Notícias da TV.