ENTRETENIMENTO
21/09/2018 11:41 -03 | Atualizado 21/09/2018 12:07 -03

'2001: Uma Odisseia no Espaço': Editora comemora 50 anos do livro com edição histórica

No 50º aniversário, obra ganha caixa estilizada, ilustrações exclusivas e réplica do icônico osso do filme.

Campanha de financiamento coletivo fica no ar até o dia 14 de novembro.
Divulgação
Campanha de financiamento coletivo fica no ar até o dia 14 de novembro.

Escrita por Arthur C. Clarke e levada às telas paralelamente por Stanley Kubrick, a obra2001: Uma Odisseia no Espaço completa 50 anos em 2018, mas quem está prestes a ganhar um presente são os fãs de um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos.

Batizada de 2001: Uma Odisseia no Espaço – Edição Histórica de 50 anos, a obra quer proporcionar aos apaixonados pelo gênero um prazer que vai muito além de uma "simples" leitura.

Para isso, a editora Aleph firmou parceria com o Catarse e o artista e ilustrador paulistano João Ruas. O objetivo é levar ao público uma edição especial do livro por meio de uma campanha de financiamento coletivo que começou no dia 19 de setembro e vai até 14 de novembro.

"O financiamento coletivo para publicações – que já vem transformando a indústria dos Estados Unidos – é uma maneira inteligente de viabilizar títulos especiais das editoras e, principalmente, de permitir que os leitores se aproximem e participem da realização dos projetos", afirma Raíssa Pena, diretora de publicações do Catarse.

O projeto

O exclusivo projeto idealizado pela parceria conta com uma caixa estilizada, ilustrações exclusivas e uma peça que promete atrair a atenção dos colecionadores: uma réplica do icônico osso do filme que encantou gerações nas telas do cinema e da TV.

A caixa
Divulgação


Projetada por João Ruas e pelo designer Marcelo Roncatti (Estúdio Colletivo), a caixa traz uma releitura do HAL 9000, o robô sociopata que entrou para a história da cultura pop como um dos grandes vilões da ficção-científica.

O livro


Divulgação

Carro-chefe do projeto, o livro todo preto, em capa dura e com pintura trilateral preta, foge dos formatos tradicionais de publicação e assume a aparência do emblemático monólito presente no enredo.

Além disso, a obra segue as proporções originais da peça como descrita no livro: 1:4:9.

Cada uma das seis partes em que o livro é dividido traz uma ilustração exclusiva para essa edição, todas assinadas por Ruas. O artista fez uma releitura das passagens mais marcantes da épica odisseia e construiu um imaginário que remete nostalgicamente ao filme de Kubrick, mas que, ao mesmo tempo, busca uma identidade nova e única. As artes foram feitas à mão e finalizadas digitalmente em duas cores: preto e laranja.

Assim como na edição de 2001: Uma Odisseia no Espaço já lançada pela Aleph, este volume histórico também inclui:

– Texto in memorian de Arthur C. Clarke para Stanley Kubrick;

– Prefácio do autor à edição do milênio;

– Os contos originais "A Sentinela" e "Encontro no Alvorecer", que serviram de base para o livro e para o roteiro do filme.

O osso

Divulgação

Por fim, a tríade espacial se completa com o objeto que marcou o encontro entre o homem pré-histórico e o monólito: um osso.

Para ser o mais fiel possível à peça vista no filme, a editora consultou o biólogo Adriano Marques, que analisou o objeto das telas e constatou que se tratava da ulna e do rádio que fica na pata dianteira da anta. A partir disso, ele e sua equipe projetaram um modelo do osso, produzido em resina. As peças são feitas uma por uma e pintadas manualmente.

Serviço

2001: Uma Odisseia no Espaço – Edição histórica de 50 anos é um projeto único e exclusivo para o Catarse, que não será comercializado em livrarias, sites, eventos e nas tradicionais Feiras Intergalácticas promovidas pela editora.

Para mais informações sobre como colaborar com a campanha, basta clica aqui.

Photo gallery5 novos livros para pensar sobre as condições do negro no Brasil See Gallery