NOTÍCIAS
17/09/2018 12:35 -03 | Atualizado 17/09/2018 12:36 -03

Luka Modric: Refugiado da guerra, craque da Copa é ameaça ao reinado de Cristiano Ronaldo

Camisa 10 da Croácia tem incrível história de vida e pode se superar de novo na disputa pela Bola de Ouro da Fifa.

Javier Barbancho / Reuters
Modric é principal ameaça ao reino de CR7 no Prêmio The Best, da Fifa.

Eleito craque da Copa da Rússia pela Fifa e finalista do Prêmio The Best, a Bola de Ouro, ao lado de Mohamed Salah e de Cristiano Ronaldo, Luka Modric é um dos maiores jogadores de futebol da atualidade. Mas sua vida não se resume apenas ao talento dentro dos campos de futebol.

O croata nascido no vilarejo de Modric, a 40 quilômetros de Zadar, na extinta Iugoslávia, em 9 de setembro de 1985, carrega consigo uma História repleta de desafios e, principalmente, de superação.

Colocar um fim no reinado do português Cristiano Ronaldo e ser coroado com o Prêmio The Best, a Bola de Ouro da Fifa, na festa de gala que da entidade no próximo dia 24 de setembro, será apenas mais uma vitória entre tantas que Modric já acumulou em seus 33 anos de vida recém-completados.

Apesar de a missão parecer impossível, já que o craque português, ex-companheiro de Modric no Real Madrid, tem dominado a premiação nos últimos anos, a História que vocês conhecerão abaixo mostrará que, para o camisa 10 da seleção croata, impossível é uma palavra proibida em seu dicionário.

De refugiado de guerra a craque da Copa

Modric enfrentou um pesadelo em sua infância que muitas crianças do mundo viram somente pela televisão. Logo aos 6 anos de idade, em plena guerra pela independência da Croácia, que havia acabado de declarar sua separação da Iugoslávia, Luka viu o avô ser assassinado em frente à sua casa, fato que levou a família a fugir para Zadar.

Damir Sagolj / Reuters
Modric cresceu perto da bola... E agora sonha com a de Ouro.

Foi no estacionamento do hotel no qual se escondeu com sua família que o garoto deu início ao sonho de se tornar um craque do futebol. "Enquanto outras crianças dormiam abraçadas com bonecas e brinquedos, ele dormia com a bola", revelou Josip Bajlo, diretor do NK Zadar, em entrevista ao canal SporTV.

Luka Modric seguiu treinando no campo do clube da cidade até os 15 anos, quando chamou a atenção do Dínamo Zagreb, um dos principais clubes do País.

Após um início de carreira fulminante, se transferiu para o Tottenham e ajudou o time inglês a voltar à disputa de uma Champions League após 50 anos ausente.

Em 2012 foi para o Real Madrid, da Espanha, clube que defende até hoje e, há alguns meses, desbancou craques como Lionel Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo para se tornar o craque da Copa.

No dia 24, terá novamente o português em seu caminho no sonho para se tornar o melhor jogador do mundo. Depois de ler a História de superação de Modric, dá para dizer que a missão é impossível? É melhor pensar bem antes de responder...

FICHA TÉCNICA

Nome completo: Luka Modric

Data de nascimento: 09/09/1985

Local de nascimento: Zadar (Iugoslávia)

Altura: 1,72m

Posição: Meio-campista

Clube: Real Madrid-ESP