ENTRETENIMENTO
14/09/2018 17:18 -03 | Atualizado 14/09/2018 17:35 -03

Paulo Mendes da Rocha é tema de exposição no Itaú Cultural

Mostra do programa 'Ocupação' reúne croquis, fotografias, maquetes, textos que marcam a trajetória de um dos ícones da arquitetura paulista.

Nascida em Vitória, no Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha começou a carreira como assistente do arquiteto e professor João Villanova Artigas.
Paulo Whitaker / Reuters
Nascida em Vitória, no Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha começou a carreira como assistente do arquiteto e professor João Villanova Artigas.

Croquis, fotografias, maquetes, textos críticos e depoimentos que expõem bastidores de obras arquitetônicas e perspectivas criativas. Esse é um resumo do que apaixonados por arquitetura, arte, ciência e técnica encontrarão em exposição gratuita no Itaú Cultural, situado na avenida Paulista, até o próximo dia 4 de novembro.

O espaço abriga, desde a última quarta-feira (12), os trabalhos do aclamado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, 41º homenageado do programa Ocupação.

Paulo Mendes da Rocha nasceu em Vitória, no Espírito Santo, em 1928 e, no início da carreira, foi assistente do arquiteto e professor João Villanova Artigas, contemplado pelo programa Ocupação em 2015. Ambos são parte da Escola Paulista, vertente arquitetônica que enfatiza a técnica, o uso do concreto armado e a apresentação da estrutura.

Entre suas obras destacam-se o estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Sesc 24 de Maio, na capital paulista, assim como Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) e o Clube Athletico Paulistano.

A curadoria da mostra é compartilhada entre o arquiteto Guilherme Wisnik e Itaú Cultural, enquanto o tema que guia a exposição são as águas, elemento que atravessa o trabalho do professor e urbanista de várias formas: desde o imaginário do rio e dos mares até a proposta de um sistema fluvial para a América Latina, passando pela piscina como ideal de espaço público.

Visitas guiadas e workshop

Além da exposição, a ocupação promoverá visitas guiadas pelas arquitetas Luciana Itikawa e Marta Moreira, sempre às 15h, às construções de Paulo Mendes da Rocha, além de workshops que trabalham aspectos de sua obra.

No sábado, dia 6 de outubro, será a vez do público conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Galeria Leme e o MuBE sob a tutela de Luciana. Já no dia 27, com Marta, a visita será ao Sesc 24 de Maio, ao Centro Cultural Fiesp e à Praça do Patriarca.

Também gratuitos, os workshops terão dois temas diferentes.

O primeiro, Cidades Inventadas, acontecerá em dois sábados de setembro (15 e 22) e quatro no mês de outubro (6, 13, 20 e 27). O segundo, Maquetes de Papel, terá sua realização nos dias 19 de setembro e 1º de novembro. Para essas duas datas será necessário se inscrever com antecedência.

SERVIÇO:

Evento: Ocupação Paulo Mendes da Rocha

Abertura: quarta, 12 de setembro de 2018

Visitação: quinta, 13 de setembro, a domingo, 4 de novembro de 2018

(terças e sextas, das 9 as 20h; sábados, domingos e feriados, das 11 as 20h)

Endereço Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149 – São Paulo – Estação Brigadeiro do metrô.

Telefone: (11) 2168-1777

Confira a programação completa aqui

Photo gallery 10 arquiteturas do Brasil See Gallery