ENTRETENIMENTO
10/09/2018 17:47 -03 | Atualizado 10/09/2018 18:06 -03

Cicely Tyson será a primeira mulher negra a ganhar um Oscar honorário

Com mais de cinco décadas de carreira, atriz receberá prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em novembro.

Atriz de 93 anos integra atualmente o elenco da série 'How To Get Away With Murder'.
Paul Archuleta via Getty Images
Atriz de 93 anos integra atualmente o elenco da série 'How To Get Away With Murder'.

Cicely Tyson finalmente levará para casa o ouro que merece. Aos 93 anos, a aclamada atriz norte-americana será homenageada com um Oscar honorário, que celebra sua "contribuição excepcional às ciências e artes cinematográficas".

De acordo com as revistas People e Essence, ela é a primeira mulher negra a receber tal distinção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Com mais de 50 anos de carreira, Cicely já ganhou um Tony (principal prêmio do teatro norte-americano), dois Emmys (principal prêmio da TV), além de uma Medalha Presidencial da Liberdade, honaria entregue pelo presidente dos EUA.

Uma estatueta do Oscar, no entanto, escapou das mãos da artista em 1973, quando foi indicado ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação no drama Lágrimas de Esperança.

Nascida em Nova York e criada no bairro do Harlem, Cicely começou a carreira como modelo e atriz de teatro. Depois de atuar em peças fora do circuito da Broadway, ela fez pequenas participações em filmes e séries de TV até ganhar projeção por seu trabalho no longa Por Que Tem de Ser Assim? (1968).

Entre os trabalhos mais conhecidos da atriz estão os filmes Tomates Verdes Fritos (1991), Histórias Cruzadas (2011), A Sombra do Inimigo (2012) e A Melhor Escolha (2017). Atualmente, ela pode ser vista no papel de Ophelia em How To Get Away With Murder.

Por falar em How To Get Away With Murder, a estrela da série Viola Davis, comemorou nas redes sociais o anúncio do Oscar honorário de Cicely Tiyson.

"Mais do que merecido", escreveu a atriz vencedora do Oscar no Instagram.

O Oscar honorário será entregue em 18 de novembro em uma cerimônia que também deve homenagear Kathleen Kennedy e Frank Marshall.

O casal de produtores é responsável por sucessos como Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (1993), O Sexto Sentido (1999), Guerra dos Mundos (2005) e O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)

Photo galleryQuem são as heroínas negras do Brasil See Gallery