ENTRETENIMENTO
05/09/2018 12:42 -03 | Atualizado 05/09/2018 16:56 -03

'At Eternity's Gate': Willem Dafoe é Van Gogh em trailer de longa cotado para o Oscar

Cotado para o Oscar, longa já é considerado ponto alto na carreira do ator americano.

Willem Dafoe sobre Van Gogh: 'Ele era inspirador e lúcido sobre o que falava'.
Divulgação
Willem Dafoe sobre Van Gogh: 'Ele era inspirador e lúcido sobre o que falava'.

Willem Dafoe dá vida ao célebre pintor holandês Van Gogh em At Eternity's Gate (ainda sem título no Brasil), cujo primeiro trailer foi divulgado nesta quarta-feira (5). O filme retrata os últimos anos do artista vividos no sul da França, período marcado por sérios distúrbios de comportamento e também por uma explosão criativa.

A prévia começa com um padre, interpretado por Mads Mikkelsen (Hannibal), questionando Van Gogh sobre por que ele se tornou um pintor. "Porque eu não posso fazer mais nada e acredite em mim, eu tentei", responde o artista.

Figura emblemática na história das artes plásticas, Van Gogh morreu desconhecido, com apenas 37 anos, em 1890. "Passei toda a minha vida sozinho em um quarto", diz o pintor em outro trecho do trailer. "Eu gostaria de encontrar uma nova luz, para pinturas que ainda não vimos."

Assista no player abaixo:

Dirigido por Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta), o filme fez sua estreia no Festival de Veneza, onde foi recebido com elogios pela crítica especializada, que apontam o papel como ponto alto da carreira de Dafoe, já três vezes indicado ao Oscar.

"Ele era inspirador e lúcido sobre o que falava. Me liguei muito a isso. A dificuldade começa quando ele tem visões e não consegue lidar com coisas mais prosaicas, como pensar em uma carreira, na vida social, no sexo. A coisa mais importante, que mais me inspirou, era que ele era uma pessoa que pensava além do raciocínio dualista", revelou o ator no Festival de Veneza.

Com cores e visual deslumbrantes (outro ponto ressaltado pelas primeiras resenhas sobre o longa), At Eternity's Gate também apresenta um outro ponto de vista sobre o final da vida de Van Gogh. Com base em pesquisas recentes, no filme o pintor não comete suicídio, e sim é morto pela ação de terceiros.

Cotado para o Oscar 2019, At Eternity's Gate tem elenco estelar. Além dos nomes já citados, traz Oscar Isaac (Ex Machina), Mathieu Amalric (O Grande Hotel Budapeste), Emmanuelle Seigner (O Escafandro e a Borboleta) Rupert Friend (O Menino do Pijama Listrado) e Niels Arestrup (O Profeta).

O longa chega aos cinemas americanos em novembro. Ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Photo gallery14 pinturas que revolucionaram a arte See Gallery