ENTRETENIMENTO
04/09/2018 20:07 -03 | Atualizado 05/09/2018 10:15 -03

'Suspiria': O remake do clássico do terror com trilha sonora de Thom Yorke

Novo filme do diretor de 'Me Chame Pelo Seu Nome' marca a estreia do vocalista do Radiohead na composição de trilha sonora.

"Sou eu fazendo alguns ruídos muito, muito, muito assustadores.'
Montagem/Divulgação/Getty Images
"Sou eu fazendo alguns ruídos muito, muito, muito assustadores.'

Thom Yorke está com novidade na praça.

Vocalista do Radiohead (com quem já tem 9 álbuns) e dono de dois discos solo, o músico britânico lança em outubro sua primeira trilha sonora. As músicas integram o filme Suspiria, de Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), estrelado por Dakota Johnson e Tilda Swinton. O longa, por sua vez, é um remake do clássico do terror homônimo, do cineasta italiano Dario Argento.

Nesta terça-feira (4), Yorke divulgou o primeiro single do novo trabalho. Batizada de Suspirium, a música combina som de piano e a característica voz em tom melancólico do artista. Ouça no player abaixo:

A première de Suspiria ocorreu no último final de semana no Festival de Veneza, onde o filme foi recebido tanto com aplausos calorosos quanto expressivas vaias. Na coletiva de imprensa, Yorke falou sobre os bastidores do convite para realizar o novo trabalho.

"Foi um processo estranho desde o começo. Quando eles vieram me ver, os produtores e o [editor] Walter [Fasano], eu pensei que eles estavam loucos, porque eu nunca fiz uma trilha sonora antes. E 'Suspiria' é uma daquelas trilhas sonoras lendárias. Demorou alguns meses até para contemplar a ideia."

Ele também falou sobre a atmosfera experimental a partir da qual as músicas foram criadas.

"Não me identifiquei [com a música do original], a não ser com o uso de repetições [na estrutura]. Você chega ao ponto de dizer: 'por favor, não quero mais ouvir isso!'. Mas foi bem o que me interessou, porque pareciam a repetição de feitiços. E é o que pensei que eu estava fazendo enquanto trabalhei na música do filme: feitiços. Isso soa realmente estúpido, mas é como eu estava pensando sobre isso. Foi uma espécie de liberdade que eu não tive antes: não estou trabalhando no formato de uma música ou arranjo, estou apenas explorando. Estou colocando as coisas no meu estúdio e vendo o que meu estúdio está trazendo de volta. "

À Reuters, Yorke descreveu as músicas como "ruídos muito assustadores".

"Não foi nada parecido com o que já fiz antes, nem vagamente. Sou eu fazendo um disco que não é essencialmente uma das minhas coisas eletrônicas. Sou eu fazendo alguns ruídos muito, muito, muito assustadores. Mas também há uma tristeza e doçura e vai para muitos lugares diferentes."

A trilha de Suspiria chega às plataformas de streaming dia 26 de outubro.

A trama do filme

Ambientada na década de 1970, Suspiria conta a história Susie (Dakota Johnson), uma jovem bailarina americana que se muda para a Europa a fim de aprofundar seus conhecimentos em uma companhia de dança de um professora exigente, interpretada Tilda Swinton. Ao chegar no local, Susie se depara com um ambiente sombrio onde ocorre uma série de assassinatos.

Um detalhe interessante da produção é a presença do personagem Klemperer, que não aparece no filme original. Trata-se de um psicanalista interpretado por um sujeito sem experiência em dramaturgia - e também psicanalista na vida real - chamado Lutz Ebersdorf.

Especula-se que o personagem é, na verdade, interpretado também por Tilda sob um elaborado trabalho de maquiagem - hipótese que foi negada pela atriz.

Em cartaz nos Estados Unidos, Suspiria ainda não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer do filme no player abaixo:

Photo galleryAs 10 melhores franquias do cinema de todos os tempos See Gallery