ENTRETENIMENTO
04/09/2018 14:58 -03 | Atualizado 04/09/2018 15:11 -03

'A Amiga Genial': Série baseada na obra de Elena Ferrante é aplaudida em Veneza

Depois de ganhar primeiro trailer, série da HBO teve primeiros episódios exibidos sob aplausos no Festival de Veneza.

Elisa Gel Genio e Ludovica: Protagonistas na primeira fase de 'A Amiga Genial'.
Divulgação
Elisa Gel Genio e Ludovica: Protagonistas na primeira fase de 'A Amiga Genial'.

Dois episódios da série de TV A Amiga Genial (My Brilliant Friend), inspirada no livro homônimo de Elena Ferrante, foram exibidos em sessão especial no último fim de semana, no Festival de Cinema de Veneza.

"Parabéns a todos e todas, foi uma pré-estreia belíssima", escreveu no Facebook Luigi de Magistris, prefeito de Nápoles. O mandatário aplaudiu ainda o diretor Saverio Costanzo, os cinegrafistas, figurinistas, atrizes e atores.

A produção, feita em parceria da italiana RAI com a norte-americana HBO, manteve-se fiel à história do livro e retrata uma vizinhança pobre de Nápoles, levando a cidade mais uma vez a uma apresentação de alto nível em escala mundial.

A escritora Elena Ferrante (que usa esse pseudônimo para esconder a sua identidade) não participou da coletiva de imprensa organizada pela Bienal de Veneza, como já era de se esperar. Segundo Francesco Piccolo, um dos roteiristas da série, nem a produção sabe quem Ferrante é na vida real, e o contato com ela foi feito por e-mail.

A Amiga Genial já tem uma temporada garantida, com estreia mundial prevista para novembro deste ano. O livro faz parte de uma tetralogia e os outros sucessos da escritora podem dar origem a novas temporadas da série.

O enredo criado por Elena Ferrante

Inspirada na obra publicada no Brasil pela Globo Livros e Intrínseca, a série conta a história de duas amigas da periferia de Nápoles, Lenù (apelido de Elena) e Lila, escrita pela primeira após o súbito desaparecimento da segunda.

A narrativa começa com Lenù recebendo a notícia de que Lila, já idosa, havia sumido sem deixar rastros, cumprindo um antigo desejo. Irritada, ela decide relatar toda a trajetória de sua amizade, desde a primeira infância até a velhice.

Como pano de fundo, Ferrante descreve as tensões enfrentadas pela Itália e por Nápoles no pós-Guerra, como os anos de chumbo, o fascismo, o comunismo e o crescimento da Camorra, e a tentativa das duas amigas, cada uma a seu modo, de se libertarem da vida de miséria, exploração e violência à qual nasceram condenadas.

A personagens Lenu e Lila são interpretadas na infância por Elisa Gel Genio e Ludovica, respectivamente. Já na adolescência, Margherita Mazzucco e Gaia Girace interpretam as personagens.

O primeiro trailer da série foi divulgado nesta semana. Veja no player abaixo:

De acordo a HBO, o processo de seleção do elenco durou mais de oito meses e envolveu cerca de 9 mil crianças e 500 adultos. O elenco final conta com mais de 150 atores e 5 mil figurantes – incluindo estudantes locais.

Photo gallery Séries de até três temporadas See Gallery