ENTRETENIMENTO
03/09/2018 15:21 -03 | Atualizado 10/09/2018 14:12 -03

'Aparelho Sexual e Cia': Livro criticado por Bolsonaro será relançado no Brasil

Com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos no mundo, 'Aparelho Sexual e Cia' retorna às livrarias pela editora Companhia das Letras.

Em sabatina no Jornal Nacional, Jair Bolsonaro relacionou 'Aparelho Sexual e Cia' ao 'kit gay'.
Montagem/Divulgação/Reprodução/Twitter
Em sabatina no Jornal Nacional, Jair Bolsonaro relacionou 'Aparelho Sexual e Cia' ao 'kit gay'.

Criticado pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), o livro Aparelho Sexual e Cia, de Zep, pseudônimo do suíço Phillipe Chappuis, será relançado neste mês de setembro pela Companhia das Letras. A informação foi divulgada neste domingo (2) pela coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

Na última terça-feira (28), Bolsonaro exibiu o livro durante sabatina no Jornal Nacional, afirmando que a obra havia sido adquirida pelo Ministério da Educação como parte do material contido no projeto Escola Sem Homofobia, chamado pelo deputado de "kit gay".

A informação foi desmentida pela Companhia das Letras.

"O livro nunca foi distribuído a alunos da rede pública de Ensino. A única compra feita por um órgão público aconteceu em 2011: foram 28 exemplares, que seriam disponibilizados em bibliotecas públicas (não escolares nem infantis)", afirma a editora em seu site.

Por sua vez, o Ministério da Educação e Ciência informou que nunca "produziu e nem adquiriu ou distribuiu o livro". "O MEC afirma ainda que não há qualquer vinculação entre o ministério e o livro, já que a obra tampouco consta nos programas de distribuição de materiais didáticos levados a cabo pela pasta", diz o comunicado oficial.

Puberdade e sexualidade

Com ilustrações de Hélène Bruller, Aparelho Sexual e Cia foi editado originalmente na França e traduzido para 10 idiomas. A obra vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares ao redor do mundo e rendeu, inclusive, uma exposição que percorreu diversos países da Europa entre, 2007 a 2015.

No Brasil, o livro foi lançada em 2007 pelo selo juvenil da Companhia das Letras e estava, até então, esgotado nas livrarias. No site oficial, a editora também destaca que obra nunca foi indicada ao público infantil, e sim a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ou seja, adolescentes dos 11 aos 15 anos.

O personagem Titeuf (ou Tito, no Brasil), criado por Zep em 1992, é quem conduz o enredo do livro. Aos 10 anos, o garoto expõe uma série de dúvidas sobre sobre assuntos relacionados à sexualidade e às mudanças corporais na puberdade.

"Como se beija na boca? Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? Como nascem os bebês? Como evitar a gravidez precoce? O que são doenças sexualmente transmissíveis? O que é pedofilia?"

A editora afirma que tais assuntos são abordados com "clareza", "sem moralismos", "além de sólida base pedagógica e rigor científico".

Em entrevista ao site Nexo, Mell Brites, editora da Companhia das Letras, esclareceu que a questão da homossexualidade não aparece em uma seção específica do livro. O tema é abordado apenas em um trecho que fala sobre desejo:

"Um menino pode gostar de outro menino? Alguns meninos sentem desejo por outros meninos. Às vezes, quando crescem, podem até passar a preferir as moças, e outros que preferiam meninas podem mudar de ideia também."

"E o que é normal? Todo mundo se faz esse tipo de pergunta e, com o tempo, encontra a resposta: ouça o seu coração, e acabará descobrindo se é heterossexual (um menino que prefere as meninas, e vice-versa) ou homossexual (um menino que prefere os meninos ou uma menina que prefere as meninas)."

"Uma menina pode gostar de outra menina? Vale para as meninas o mesmo que para os meninos."

ATUALIZAÇÃO:

Aparelho Sexual e Cia chega às livrarias no próximo dia 12 de setembro pelo selo juvenil do Grupo Companhia das Letras, a Editora Seguinte. O livro já está em pré-venda. Veja mais detalhes abaixo:

Amazon: https://amzn.to/2NVeTSc

Livraria Cultura: http://bit.ly/2LVelK9

Livraria da Folha: http://bit.ly/2oIvGwD

Livraria da Travessa: http://bit.ly/2Cnu990

Saraiva: http://bit.ly/2wN6kCm

Photo gallery 5 novos livros para pensar sobre as condições do negro no Brasil See Gallery