COMIDA
31/08/2018 21:04 -03 | Atualizado 31/08/2018 21:05 -03

Como economizar gás de cozinha

Com tantos reajustes, qualquer truque vale para diminuir seu consumo.

Getty Images
O aplicativo Chama listou algumas dicas simples para você utilizar menos gás ao cozinhar alimentos.

Desde 2017, o botijão de gás sofreu diversos reajustes. Em setembro do ano passado, o preço subiu 12,2%, e em julho deste ano, o valor teve reajuste de 4,4% ao consumidor.

Em algumas cidades, o valor do botijão de 13 kg pode superar R$ 70, com repasse de tributos e margens das distribuidoras. Com isso, qualquer truque vale para economizar o seu consumo.

O aplicativo Chama, que faz pesquisa de preços do botijão de gás na região do usuário, listou algumas dicas simples para você utilizar menos gás ao cozinhar alimentos. Veja:

Atenção com as chamas

Getty Images/EyeEm

Se as chamas de seu fogão surgirem amareladas ou alaranjadas, pode ser sinal de que os bocais não estão funcionando devidamente, o que implica um maior consumo de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis, como na foto.

Use a tampa da panela

O preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

Capriche ao utilizar o forno

Getty Images

Abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.

Janelas fechadas na cozinha

Correntes de ar diminuem a potência das chamas do fogão e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento. Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas.

Use a panela de pressão

Se a receita permitir, não se acanhe e faça uso da panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.

Corte em pedaços menores

chabybucko via Getty Images