OPINIÃO
31/08/2018 15:29 -03 | Atualizado 31/08/2018 15:38 -03

15 anos de 'The O.C.' e 5 bandas que debutaram na série

Sucesso da série, que acaba de completar 15 anos, alavancou carreiras de Death Cab for Cutie, Phantom Planet e The Killers.

Ryan, Summer  Marissa e Seth: o quarteto protagonista de 'The O.C.'
Divulgação
Ryan, Summer Marissa e Seth: o quarteto protagonista de 'The O.C.'

A gente realmente percebe o quanto está velho quando nossos programas de TV favoritos (hey, jovem, a gente via TV, sim!) fazem "aniversário" de exibição.

Neste mês de agosto, um dos seriados mais bacanas do início dos anos 2000 completa 15 anos de sua primeira exibição. The O.C. - que aqui no Brasil o tio Silvio deu o bizarro subtítulo "Um Estranho no Paraíso" - foi um marco para os jovens da época (ok, eu já nem era tão jovem assim).

A série, criada por Josh Schwartz (Marvel's Runaways e Gossip Girl), acompanha a história de Ryan Atwood (Ben McKenzie) na comunidade de Orange County (daí o nome The O.C.) na Califórnia, Estados Unidos. Ryan precisava se adaptar à nova realidade em uma cidade rica, já que sua infância e início de juventude tinham sido bem tumultuados.

Com um enredo meio bobo (um conto de fadas moderno), o roteiro focava em problemas que a maioria dos adolescentes vivia (ok, tirando o fato de eles serem muito ricos) e trazia personagens secundários Seth Cohen (Adam Brody), Marissa Cooper (Mischa Burton) e Summer Roberts (Rachel Bilson) cativantes.

Mas o tema deste blog é a baita trilha sonora da produção. Com seis álbuns lançados ao longo das quatro temporadas, The O.C. fez um bem danado aos nossos ouvidos (e a carreira de muitas bandas).

O lugar escolhido pelos personagens para curtir um som de qualidade era o fictício Bait Shop e pelo palco do lugar passaram duas bandas aclamadas da cena indie: The Killers (que apareceu no segundo ano, divulgando o disco de estreia) e Death Cab For a Cutie (que também deu as caras em um dos episódios), entre outros.

Então vamos relembrar essas e outras bandas que fizeram parte da trilha sonora de um dos seriados mais emblemáticos do início das últimas décadas. E leia o texto ouvindo a playlist, logo abaixo. Certeza que você vai viajar no tempo. "Californiaaaaaaa..... Californiaaaaaaa.....here we coooome".

1. Phatom Planet - California

Uma banda que se deu muito bem com a exposição no seriado foi a Phantom Planet. Formada em 1994 por Alex Greenwald (vocais), Sam Farrar (Baixo), Darren Robinson (guitarra e vocais), Jacques Brautbar (guitarra) e Jason Schwartzman - sim, ele mesmo o ator, que tocou bateria na banda até 2003 e aparece no clipe - os caras chegaram ao topo das paradas com a faixa Califorinia", do primeiro álbum The Guest, lançado em 2002.

Há quem diga que a banda é uma legítima representante das chamadas "One Hit Wonder". No entanto, o refrão "Californiaaaaaaa, here we coooome" marcou vida de muita gente.

2. Deth Cab For a Cutie - A Lack of Color

A banda preferida de Seth Cohen era figurinha carimbada ao longo da série, embora tenha aparecido somente no segundo volume da trilha do seriado. A cada menção à banda, íamos todos procurar (em lugares obscuros de download, correndo o risco de baixar vários vírus) saber mais sobre o grupo, formado em 1998 por Ben Gibbard, Chris Walla e Nicholas Harmer. E que delícia de som.

3. Kaiser Chiefs - "Na Na Na Na Naa"

O Kaiser Chiefs já tinha algum sucesso antes de a banda entrar na lista de "Mix 5", com o sucesso mundial de I Predict a Riot do primeiro álbum Employment, que foi lançado em março de 2005. Mas certamente muita gente conheceu a banda depois de ouvi-la na trilha sonora da série.

4. The Killers - Smile Like You Mean It

E o The Killers, bem no começo, passou por ali para deixar sua marca rumo a um futuro bem promissor. E a cena com a banda participando de um dos episódios? Um clássico da série.

5. Kasabian - Reason Is Treason

O Kasabian entrou na última coletâneas com a trilha de The O.C., já na fase em que os empresários das bandas viam a série como um trampolim importante para a carreira. Formada em 1997 por Tom Meighan (vocal), Sergio Pizzorno (guitarra, Backing Vocal, Teclado, Percussão) e Chris Edwards (baixo), o grupo estourou com o álbum homônimo de estreia e a faixa entrou no disco impulsionada pelo sucesso (e claro pelo maravilhoso gosto musical de Alexandra Patsavas, responsável pela direção musical da série e o criador dela, Josh Schwartz).

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Photo gallery O que aconteceu com as maiores bandas do britpop? See Gallery