POLÍTICA
30/08/2018 08:12 -03 | Atualizado 30/08/2018 08:12 -03

Alckmin quer unificar 5 impostos em um só, o IVA

Candidato tucano argumenta que população paga altos impostos sem receber bons serviços do governo.

Paulo Whitaker/Reuters
Plano de governo de Alckmin propõe substituir 5 impostos por um único tributo: o IVA.

Em seu plano de governo, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, destaca que a população paga "elevados impostos" e recebe "serviços públicos de baixa qualidade". Afirma ainda que o País precisa se livrar "dos males da corrupção e do Estado ineficiente", alimentados por esses tributos.

Ele tem uma simples sugestão para mudar a roda tributária brasileira. O tucano propõe simplificar 5 impostos — sem exemplificar quais em seu programa de governo — em uma contribuição única: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Em entrevista a Mariana Godoy, da Band, ele explicou que os impostos são IPI, ICM, ISS, Pis e Cofins. Esses são impostos sobre o consumo e são cobrados em datas e locais diferentes.

Há nessa leva impostos municipais, estaduais e federais. Se agregados, como sugere o IVA, eles seriam pagos apenas uma vez e em um local.

Alckmin, no entanto, não detalha a proposta. No Congresso, entretanto, tramita uma proposta na qual o IVA seria cobrado apenas na etapa de venda, antes de chegar ao consumidor final.