NOTÍCIAS
14/09/2018 08:57 -03 | Atualizado 14/09/2018 08:57 -03

Mohamed Salah: ‘Faraó’ tem inspiração no passado para surpreender e levar Bola de Ouro

Egípcio espera repetir feito do liberiano George Weah, que deixou favoritos para trás em 1995.

Mohamed Salah é um dos principais jogadores da Europa atualmente.
Jason Cairnduff / Reuters
Mohamed Salah é um dos principais jogadores da Europa atualmente.

O que o liberiano George Weah e o egípcio Mohamed Salah têm em comum? Além do fato de terem nascido em países com pouca tradição no futebol, mas com um dom incrível nos pés, capaz de colocar ambos na disputa do troféu mais cobiçado por um jogador, praticamente nada.

No próximo dia 24 de setembro, em festa de gala da Fifa em Londres, no entanto, mais um ponto em comum pode ser adicionado aos dois: A conquista da Bola de Ouro, o Prêmio The Best, dado ao maior craque após o fim de cada temporada.

George Weah não era considerado favorito quando levantou o troféu em 1995, mas deixou para trás nomes como o do italiano Paolo Maldini, do alemão Jürgen Klinsmann e até do brasileiro Romário, vencedor do troféu no ano anterior – quando levou a Seleção Brasileira à conquista do tetracampeonato mundial.

Neste ano, Mohamed Salah, que disputou a Copa da Rússia pela sua seleção – algo que Weah não conseguiu, pois a Libéria jamais foi a um Mundial -, também terá pela frente jogadores de maior peso, tais como Cristiano Ronaldo e Luka Modric. Conseguirá o "faraó" repetir o feito de Weah?

Ueslei Marcelino / Reuters
Desempenho de Salah na Copa do Mundo foi abaixo do esperado.

Conheça, agora, um pouco mais da história de Salah

Nascido em Basion, no Egito, no dia 15 de junho de 1992, Mohamed Salah Ghaly, canhoto de 1,75 metros, deu seus primeiros toques na bola com a camisa do Al-Mokawloon, pelo qual marcou 11 gols em 36 partidas durante 2010 e 2012.

De seu país natal Salah partiu para a Suíça, onde vestiu a camisa do principal clube do país, o Basel. O bom futebol do egípcio continuou chamando a atenção e a carreira decolou: Chelsea, Fiorentina e Roma o contrataram antes da chegada ao Liverpool, clube pelo qual definitivamente arrebentou.

Vice-campeão europeu pelo clube inglês na última temporada, Salah encantou a mídia e chegou a ser colocado pelos especialistas como candidato a desbancar CR7 e Lionel Messi na próxima premiação da Fifa.

A contusão que o impediu de apresentar seu melhor futebol na Copa da Rússia, no entanto – sofrida na decisão da Champions League contra o Real Madrid – pode ter peso decisivo para o sonho não ter um final feliz. O desfecho, todos saberão no dia 24 de setembro.

FICHA TÉCNICA

Nome completo: Mohamed Salah Ghaly

Data de nascimento: 15/06/1992

Local de nascimento: Basion (Egito)

Altura: 1,75m

Posição: Meio-campista

Clube: Liverpool-ING