ENTRETENIMENTO
24/08/2018 20:11 -03 | Atualizado 27/08/2018 14:46 -03

'Me sinto um anjo': A experiência de Tia Má como mobilizadora do Criança Esperança

Jornalista e ativista negra é uma das 30 personalidades convocadas para conhecer de perto as instituições atendidas pela campanha da Globo e Unesco.

 Tia Má discute questões de raça e gênero em seu canal no YouTube.
Globo/Estevam Avellar
Tia Má discute questões de raça e gênero em seu canal no YouTube.

A campanha Criança Esperança, realizada pela Globo em parceria com a Unesco, convocou para a sua 33ª edição 30 mobilizadores – entre artistas, esportistas e jornalistas – a fim de alavancar o engajamento do público em torno do apoio a projetos que garantem direitos e condições de vida digna a crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Entre esses mobilizadores está a jornalista e influenciadora digital Maíra Azevedo, mais conhecida nas redes sociais como Tia Má. Natural da Bahia, ela faz sucesso em seu canal no YouTube ao abordar de forma objetividade e com certa dose de humor questões em torno do racismo, do machismo e do sexismo presentes na sociedade brasileira.

Em entrevista ao HuffPost Brasil, Tia Má recorda do período em que o humorista Renato Aragão era a figura à frente da campanha e da primeira vez em que pôde realizar uma doação. "Lembro de me sentir muito feliz por estar colocando em prática o conceito de solidariedade", recorda a jornalista.

Uma das tarefas dos mobilizadores do Criança Esperança é conhecer de perto as instituições selecionadas pela Unesco para receberem os recursos da campanha.

"Me sinto um anjo da guarda de poder chegar nessas instituições que muitas vezes não conhecemos e não temos noção dos trabalhos que desenvolvem", afirma a jornalista. "Você se sente muito mais fortalecida para seguir nesse caminho de tentar estabelecer uma sociedade mais justa", completa.

Um dos momentos que "mexeram" com Tia Má nessa jornada como mobilizadora até agora foi a visita que fez à Fundação Khaledy Henrique Nunes Morais, situada em Estreito, no Maranhão.

A instituição oferece reforço escolar, aula de música, informática, esportes, atendimento odontológico e nutricional a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que vivem em situação de risco e apresentam baixa renda familiar.

"Lá eu entendi a importância para aquelas pessoas de estar inserido em um projeto como aquele. Para muitos era a garantia de uma refeição", conta.

Mesão da Esperança

Depois do evento oficial do último final de semana, e que reuniu parte do elenco da emissora, neste domingo (26) haverá outra mobilização em torno da campanha.

Nomes como Flávio Canto, Maju Coutinho, Silvero Pereira e Leandra Leal passarão pelo chamado Mesão da Esperança para atender às ligações dos doadores. A ação terá entradas ao vivo durante a programação da Globo e marca o encerramento das doações por telefone.

De acordo com a emissora, quem ainda quiser colaborar poderá doar valores a partir de R$ 1 pelo site do Criança Esperança durante todo o ano.

A seguir, veja a lista completa dos mobilizadores para o Criança Esperança 2018:

1. Ariel Goldenberg

2. Astrid Fontenelle

3. Bruno Gagliasso

4. Caco Barcelos

5. Camila Pitanga

6. Carlinhos Brown

7. Dira Paes

8. Djamila Ribeiro

9. Erika Januza

10. Fernanda Gentil

11. Fernanda Torres

12. Fernando Fernandes

13. Flávio Canto

14. Glória Maria

15. Isabella Santoni

16. Ivete Sangalo

17. Jonathan Azevedo

18. Júlio César

19. Kênia Maria

20. Lázaro Ramos

21. Leandra Leal

22. Maju Coutinho

23. Mateus Solano

24. Mel Maia

25. Paola Antonini

26. Rafaela Silva

27. Sandra Annenberg

28. Silvero Pereira

29. Tia Má

30. Tony Ramos

Photo gallery40 fotos surpreendentes de mulheres trabalhando pelo mundo afora See Gallery