COMPORTAMENTO
23/08/2018 18:45 -03 | Atualizado 23/08/2018 18:46 -03

Cueca samba-canção pode ser melhor para a fertilidade que a tradicional

Prestem atenção: sua contagem de espermatozoides pode depender do tipo de cueca que vocês usam.

stuartbur / Getty Images

Escolher entre cueca samba-canção e a cueca apertada tradicional é uma discussão antiga. Mas um novo estudo indica que os homens que preferem a cueca mais folgada são beneficiados por isso.

Um estudo publicado no site acadêmico da Oxford University Press constatou que homens que usam cueca samba-canção têm contagem maior de espermatozoides que homens que usam cueca justa. O estudo foi feito com 656 homens de casais que procuraram tratamento para infertilidade. Os homens relataram se usaram samba-canção ou cueca justa mais frequentemente nos três meses anteriores. Foram colhidas e examinadas amostras de sêmen para analisar diferenças na concentração espermática, contagem de espermatozoides, motilidade e morfologia dos espermatozoides.

De acordo com o estudo, os homens que relataram usar samba-canção mais frequentemente apresentavam concentração espermática maior, contagem maior de espermatozoides e motilidade maior.

"A temperatura escrotal mais alta está associada a alternações na produção de esperma", disse ao HuffPost a cientista Lidia Mínguez-Alarcón, do departamento de saúde ambiental da Universidade Harvard e autora principal do estudo.

De acordo com a Clínica Mayo, a temperatura mais alta pode enfraquecer a produção e o funcionamento dos espermatozoides. Mínguez-Alarcón disse que o uso de roupa íntima justa deixa os testículos mais próximos do resto do corpo, mantendo-os mais quentes e resultando em menos espermatozoides. "Essa é a razão por que os testículos ficam fora do corpo: porque sua temperatura normal é entre 2 a 3 graus Celsius mais baixa", ela explicou.

O estudo analisou vários fatores que podem afetar a fertilidade masculina, mas tinha algumas limitações. Para começo de conversa, ele não demonstrou um vínculo causal entre o tipo de cueca usada pelo homem e sua fertilidade, apenas uma correlação.

Além disso, os homens no estudo faziam parte de casais que tinham problemas de fertilidade; logo, é possível que as mulheres tivessem problemas de fertilidade. O estudo analisou apenas casais heterossexuais, e, segundo Mínguez-Alarcón, não incluiu homens transgêneros.

Finalmente, como os homens relataram eles próprios o tipo de cueca que usavam com mais frequência, é possível que houvesse "erros de classificação e medida do tipo de roupa íntima usada", escreveram os pesquisadores.

O estudo aponta para um tópico que muitas vezes é pouco mencionado quando se trata de fertilidade: os homens. De acordo com a Clínica Mayo, estimados 15% dos casais enfrentam problemas de fertilidade, e a infertilidade masculina tem um papel em até 50% desses casos. Mas, segundo o Comitê de Assessoria sobre Pesquisas da Saúde da Organização Mundial de Saúde, as mulheres são responsabilizadas desproporcionalmente pela impossibilidade de ter filhos.

Muitos tratamentos de infertilidade são voltados às mulheres; é o caso da fertilização in vitro e dos medicamentos que estimulam a ovulação e elevam a produção de óvulos. De acordo com a Universidade Cambridge, pesquisas revelam que a fertilidade masculina é "culturalmente invisível" e não é discutida tão abertamente quanto a feminina, apesar de ser tão comum quanto esta.

O calor pode ser apenas um dos fatores envolvidos nos problemas de fertilidade masculina; uma série de outros fatores pode afetar a produção espermática. Desequilíbrios hormonais, idade, estresse e fatores de estilo de vida como alimentação e uso de drogas também podem levar à infertilidade masculina.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.